Para as pessoas que buscam ter hábitos alimentares saudáveis e começar a seguir uma dieta é de extrema importância entender o que é a densidade nutritiva dos alimentos, porque muitas vezes nós ouvimos falar que para emagrecer é necessário consumir menos calorias, porém, essa redução nas calorias podem acarretar na redução da ingestão de nutrientes que podem ser muito importantes.
A densidade nutritiva nada mais é do que a composição de determinado alimento, suas funções e os seus benefícios. Ele diz respeito a carga de nutrientes deste alimento, suas vitaminas, minerais, fibras, proteínas, etc., em relação ao tamanho da porção e o quanto que ele nos oferece de calorias. Ou seja, quanto maior for a concentração destes nutrientes no alimento, em relação à quantidade de calorias, mais saudável ele será.
Para ficar um pouco mais claro, podemos fazer a seguinte comparação: uma maçã x um brigadeiro, os dois oferecem aproximadamente 90 kcal, porém a maçã oferece bem mais nutrientes que o brigadeiro. Ou seja, fica claro que em uma dieta não se pode priorizar apenas a densidade energética e sim se atentar a densidade nutritiva dos alimentos. Não se esqueça que todos os alimentos fazem parte de uma dieta equilibrada, e ouvir suas emoções ao se alimentar também é importante e falamos disso semana passada.
A dica para facilitar é, evite ao máximo os alimentos industrializados, caso isso não seja possível, se atente a lista de ingredientes evitando assim os produtos que tenham corantes, gorduras, açúcar, farinha refinada, entre outros. Dê sempre preferência aos alimentos naturais, com pouca gordura saturada e carboidratos simples que já falamos em outro texto.