BCAA é a sigla em inglês para branched chain amino acids, ou em português, aminoácidos de cadeia ramificada que são, Leucina, Isoleucina e Valina. São aminoácidos essenciais que fazem parte tanto das proteína estruturais (tecidos) quando funcionais (enzimas) do nosso corpo e por serem essenciais, necessitam ser ingeridos através da dieta ou de uma suplementação específica.
Esses aminoácidos, como todos os outros, podem participar do processo de construção de novas proteínas, porém os BCAA’s possuem alguns efeitos interessantes no organismo humano. A Leucina tem o poder de estimular a mTOR, uma via de sinalização de síntese proteica e ainda possui um poder anti-inflamatório a partir de seu metabólito HMB. A Isoleucina, que é um isômero, da leucina ajuda na captação da glicose para o metabolismo e a Valina têm demonstrado um efeito insulinotrópico (de liberação de insulina) bastante interessante.
O fato é que o BCAA é um bom suplemento sinalizador, que em quantidades maiores do que as presentes nos alimentos, é capaz de aumentar a capacidade do seu organismo em sintetizar novas proteínas, aumentando o pico de síntese proteica principalmente nos momentos pós exercício. Ele pode ser administrado com um shake de proteínas e carboidratos, ou até mesmo junto a uma refeição, não existe receita de bolo e nem uma fórmula mágica, tudo deve ser individualmente ajustado às suas necessidades nutricionais e de rotina e isso requer um acompanhamento profissional, pois sem esse você pode estar comprometendo seu resultado e desperdiçando dinheiro sem obter o resultado esperado, até porque tudo se resume em um equilíbrio durante todo o seu dia.
De nada adianta um alto investimento no pós treino se não mantiver uma boa alimentação durante o resto do dia. Procure sempre um nutricionista para te ajudar.