top of page
  • Foto do escritorIsabelle Zanoni

E o glúten?



Não é nenhuma novidade que a restrição de consumo de glúten vem sendo propagada como prática de alimentação saudável ou medida terapêutica contudo você precisa saber que nem tudo o que tem sido veiculado na mídia e verdade, principalmente sobre a exclusão do glúten da dieta.


Mas afinal, o que é o glúten?


É uma substância insolúvel em água, encontrada no trigo, centeio, cevada e aveia e seus subprodutos.


O que é doença celíaca?

É uma doença autoimune, caracterizada pela intolerância permanente desencadeada pela presença da gliadina do trigo e de proteínas ao glúten, em indivíduos geneticamente suscetíveis.


Pessoas com doença celíaca apresentam reação inflamatória ao ingerir glúten, que atinge as microvilosidades do intestino delgado, podendo levar à má absorção dos nutrientes e interferindo no desenvolvimento sadio da pessoa.


Quais são os sintomas da doença celíaca?


São variadas mas podem ser:


De forma clássica:

- diarréia crônica,

- dor e distensão abdominal,

- perda de peso,

- déficit de crescimento,

- sinais de desnutrição


De forma atípica e silenciosa:

- sem sintomas gastrintestinais,

- baixa estatura,

- anemia resistente à ferroterapia oral,

- osteoporose,

- hipoplasia do esmalte dentário,

- entre outros


Como eu sei se tenho doença celíaca?


Deve ser feito um diagnóstico com um médico, a partir de exame sorológicos e confirmação pela biópsia do intestino delgado (considerado padrão ouro para o diagnóstico).


Vixi, mas e seu eu tiver? O que eu devo fazer?


Atualmente, a única forma de tratamento da doença celíaca é a exclusão total de glúten por toda a vida da alimentação. Portanto trigo, centeio, cevada e aveia e seus subprodutos devem ser excluídos. Fique atendo aos rótulos dos alimentos, hoje é obrigatória a informação: CONTÉM GLÚTEN ou NÃO CONTÉM GLÚTEN, para auxiliar nas escolhas alimentares.


E se eu não fizer o tratamento adequado?


Você pode apresentar problemas como deficiência nutricional (perda de vitaminas e minerais) e alteração na composição corpora (baixo peso, baixa estatura; perda de massa muscular, óssea e gordurosa).


Então o Glúten pode ser considerado um vilão? Todos deveriam consumir uma dieta sem glúten?


Não, apenas pacientes com diagnóstico clínico confirmado de doença celíaca, dermatite herpetiforme, ou que apresente sinais clínicos evidenciados no diagnóstico nutricional de sensibilidade ao glúten (também denominada como intolerância ao glúten–não celíaca, quando, eliminada a hipótese de doença celíaca). Na alergia ao glúten proveniente do trigo (condição mediada por IgE), por exemplo, não há necessidade de se restringir todas as fontes de glúten, mas somente o trigo e qualquer preparação que o contenha.


Ok, descobri que sou celíaco, retirei os produtos com glúten mas tive aumento de peso e de massa gordurosa e meu médico disse que estou caminhando para a obesidade, e agora?


Procure seu nutricionista, a prescrição dietética é atribuição privativa deste profissional, e ele deverá, respaldado por evidências científicas, elaborar uma dieta adequada ao seu perfil respeitando a sua individualidade com o objetivo de lhe auxiliar a obter o mais importante, saúde.


Referências:


CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTA 3 (CRN 3) Parecer Técnico CRN-3 Nº 10/2015: RESTRIÇÃO AO CONSUMO DE GLÚTEN. Mar 2015. Disponível em: http://crn3.org.br/Areas/Admin/Content/upload/file-0711201575953.pdf. Acesso em: 22 Fev. 2016.

DE SOUZA, Camila Alves Nogueira et al. Doença celíaca: como ampliar o diagnóstico e o tratamento adequado no estado de alagoas. Entre Aberta Revista de Extensão, v. 1, n. 1, 2014.

SILVA, Marina Magalhães de Sousa et al. Perfil antropométrico de pacientes com doença celíaca atendidos pelo Ambulatório de Gastroenterologia Pediátrica da UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil. Rev Med Minas Gerais. Minas Gerais, v. 24, n. 04, 2014.


113 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page