A perda de peso envolve diversos fatores, como a prática adequada de exercícios físicos associada com alimentação balanceada e equilibrada, priorizando o consumo de alimentos saudáveis e naturais e restringindo aqueles ricos em gorduras trans, sódio, aditivos alimentares e açúcar.
Alguns alimentos possuem benefícios que podem contribuir para o emagrecimento saudável, mas é importante ressaltar que sozinhos não fazem milagres, por isso, precisam estar associados com uma reeducação alimentar. Confira os principais:

Aveia:
Cereal com alto valor nutricional, rico em vitaminas e minerais, como as vitaminas do complexo B e silício, importante na formação de colágeno. A aveia é rica em fibras solúveis, como a betaglucana, que forma um gel no estômago em contato com a água e promove aumento da saciedade, reduzindo a fome e o consumo alimentar.
Chá verde:
De origem oriental, é extraído da planta e já é bem conhecido por seus benefícios para a saúde. Por conter cafeína em sua composição, tem ação estimulante e termogênica e, por isso, favorece a queima de gordura, facilitando o emagrecimento, quando associado com atividade física.
Chá de hibisco:
Obtido a partir da planta , possui ação antioxidante, diurética (que diminui o inchaço) e levemente lipolítica, reduzindo o acúmulo de gordura. As antocianinas, responsáveis pela coloração vermelha do hibisco, favorecem a circulação sanguínea, melhorando a oferta de oxigênio e nutrientes para os tecidos, dessa forma, além de contribuir para perda de peso, também ajuda no combate à celulite.
Canela:
Além de sua ação termogênica, que ajuda na queima de gordura, a canela ainda favorece a ação da insulina nas células, melhorando o controle da glicose sanguínea e diminuindo a vontade de comer doces. Pode ser consumida com frutas, shakes ou até na forma de chá de canela.
Quinoa:
É um dos únicos cereais que fornece proteína de alto valor biológico, ou seja, todos os aminoácidos essenciais que não podem ser produzidos pelo organismo e devem ser obtidos pela alimentação, sendo excelente opção para veganos e vegetarianos. Por ser rico em fibras, estimula a função intestinal e aumenta a saciedade, reduzindo o consumo alimentar.
Chia:
De origem mexicana, a chia é uma semente pequena que, após ingerida, entra em contato com a água e forma um gel viscoso que promove sensação de saciedade, além de favorecer o funcionamento intestinal. Pode ser consumida com frutas, sucos, shakes ou em receitas.
Óleo de coco:
Extraído a partir da polpa do coco, é fonte de gorduras boas que são rapidamente utilizadas como fonte de energia, não sendo estocadas no organismo, por isso, possui ação termogênica quando associado com a prática de exercícios físicos.
Biomassa de banana verde:
A biomassa de banana verde é obtida a partir da polpa de banana antes de amadurecer, por isso, não tem odor e nem sabor característico, podendo ser usada em preparações doces ou salgadas. Por ser rica em fibras, promove sensação de saciedade e pode ser consumida em shakes, sopas, caldos e bolos.
Gengibre:
Apresenta diversos benefícios, tem ação anti-inflamatória, expectorante, digestiva e termogênica, estimulando a queima de gordura. Pode ser consumido na forma de chás, em receitas doces ou salgadas e em água aromatizada.
Shakes:
Os shakes são formulados com um mix de nutrientes, carboidratos, proteínas e gorduras boas, com objetivo de substituir parcialmente as refeições por quem deseja emagrecer. Podem ser opções mais saudáveis em momentos que não há muito tempo para preparar uma refeição elaborada, e podem ser combinados com frutas. O ideal é que não sejam consumidos por muito tempo e, preferencialmente, com orientação de nutricionista.
Suchá antioxidante e diurético
1 xícara (chá) de infusão de hibisco
1 fatia de melancia cortada em cubos
1 colher (sopa) de biomassa de banana verde
1 colher (chá) de gengibre ralado
10 folhas de hortelã
Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma em seguida, preferencialmente sem coar.
referência: www.natue.com.br