Estar presente e de forma consciente no momento de comer é comprovado que comemos melhor, além de fazer melhores escolhas, construímos uma relação melhor conosco mesmo e com a comida, e de certa forma que acabamos por comer menos pois nosso cérebro consegue ter tempo de perceber que o estômago se preencheu de alimentos.
O termo comer consciente é na verdade, a tradução de "mindful eating", é o conceito de comer com intenção e atenção. Se alimentar deveria ser uma atividade natural, saudável e prazerosa para saciar a fome.
Tente perceber se está comendo por fome ou por causa de emoções. Dedique atenção ao que está acontecendo no momento, tanto externa quanto internamente. Comer consciente é uma prática antiga e não é uma dieta. Não existe cardápios ou receitas. Procure ter consciência de si mesmo antes mesmo de estar consciente da comida que você vai ingerir. A ideia apenas é ser mais consciente de seus hábitos alimentares.
Os benefícios dessa consciência são diminuição do stress, o que por sua vez, reduz a chance de você comer por pura razão emocional.
Por exemplo, sempre que você perceber que quer comer é preciso fazer uma pausa e perguntar: "eu estou realmente com fome?".
Conscientemente você acaba por ter o domínio para quebrar velhos padrões automáticos ou hábitos e passa a descobrir o que funciona melhor para você, no entanto o que realmente irá funcionar se você torná-lo compatível com o seu estilo de vida.
Conheça a sua fome e uma forma de conhecer sobre a sua forma de comer e não negar a sua fome. Então é preciso se permitir comer quando se tem fome, e parar de comer quando se está satisfeito, o que é muito importante.
Comendo devagar é mais provável perceber quando você está satisfeito, além de digerir os alimentos com mais facilidade.
Pare e Respire! Estando atento a si mesmo e ao ambiente, antes durante e depois da refeição. Faça uma pequena pausa antes de começar a comer é essencial para notar se você está ansioso ou estressado.
Não há nada de mais em ter completo silêncio para que você possa saborear sua refeição. Mesmo que o horário das refeições em família seja uma oportunidade muito importante para conversar.
Fique atento as distrações como comer com a TV ligada ou mesmo um familiar usando o seu telefone a mesa. Comece a considerar tirar os eletrônicos das refeições. Esteja atento aos detalhes dos alimentos pode ser uma ótima maneira de começar a comer conscientemente. Mastigue de forma prazerosa, comendo devagar, evitando assim que coma em excesso.
Ao estabelecer uma relação consciente com a comida você estará também conhecendo os efeitos da comida em você, colocando essa pratica no seu cotidiano.
Lembre-se sempre: não existe mudança sem valor, pois o estilo de vida de cada indivíduo é moldado nos pequenos esforços.
ALBERS, Susan et al. Eating mindfully : how to end mindless eating and enjoy a balanced relationship with
Food. V. 2, 2012