top of page
  • Foto do escritorIsabelle Zanoni

"Dia do Lixo" existe?


Você deve ter ouvido falar que sair da dieta pode fazer bem ao organismo, principalmente para algumas dietas muito restritivas para emagrecimento.


Contudo o ideal é que a alimentação seja equilibrada por um profissional capacitado e habilitado na formação de novos hábitos alimentares e capaz de proporcionar uma relação saudável com a alimentação: o famoso nutricionista.


Mesmo que seja um alimento embutido ou processado como hambúrguer, eles não devem ser considerado lixo. A alimentação é muito complexa e um dos sentidos de comer é alimentar sentimentos e a alma. Quando tomamos qualquer alimento como milagroso ou lixo mexemos muitas vezes com as relações que as pessoas tem com os alimentos, podendo contribuir para o desenvolvimento de transtornos alimentares. Portanto, com base nisso, nenhum alimento deve ser chamado de lixo, pois tudo depende de momento, quantidade e situação onde cada alimento deve ser consumido ou evitado.


Mas existe uma nova expressão rolando por ai, você já ouviu falar sobre o “DIA DO LIXO”?


Caso feito, este dia deve estar inserido no plano alimentar de acordo com a necessidade nutricional estipulada pelo nutricionista, que levará em torno de 500 a 1000 Kcal na dieta em um único dia ou refeição mas sem deixar de dar preferência por carboidratos complexos e gorduras saudáveis, como por exemplo arroz, pães e massas integrais e/ou abacate, nozes, castanhas, sementes, etc.


Geralmente este dia é necessário, para alguns pacientes que estão no início das mudanças alimentares e controlando a compulsão alimentar, visto que depois da reeducação alimentar, e com a alimentação saudável fazendo parte da vida deste, a necessidade por este dia se torna muito menor.


É importante ressaltar que cabe ao profissional nutricionista determinar o ciclo de dieta em que o paciente está inserido, para incluir um dia ou refeição extra se necessário para o “dia do lixo” sem abalar a dieta saudável baseando-se inclusive nos objetivos pessoais, no estágio da mudança comportamental, no metabolismo, no ciclo de treino físico, entre outros.


Compensar no dia seguinte é uma prática comum entre as pessoas que gostam de fazer o “dia do lixo” sem orientação, porém essa compensação as vezes piora o quadro!


Todo o controle sobre esse dia na dieta é muito importante pois caso por exemplo, a pessoa treine com uma alimentação inferior as necessidades nutricionais, acaba sendo prejudicial para ela, podendo inclusive desencadear lesões musculares, portanto após esse dia o indivíduo deve sempre voltar a dieta e aos exercícios elaborados pelos profissionais.

![endif]--

439 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page