Caracterizada por dor crônica, ansiedade, alterações de sono, depressão, dificuldade de locomoção, fadiga excessiva. A causa não é totalmente conhecida, porém alterações hormonais, vivência de traumas físicos e emocionais, podem promover a síndrome de fibromialgia. A alimentação pode ser uma grande aliada para melhorar a qualidade de vida, uma vez que a doença não apresenta cura.
A alimentação deve se basear em:
- Alimentos ricos em magnésio: é um que confere ação anti-inflamatória e relaxamento muscular. É encontrado em: vegetais verdes escuros (couve, brócolis, espinafre), oleaginosas, cacau e leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha), sementes (girassol, abóbora), peixes, banana.
- Antioxidantes: pois o corpo é exposto a estresse excessivo, gerando assim, um desequilibro na formação de radicais livres que são compostos responsáveis pelo envelhecimento das células corporais. Fontes alimentares: laranja, cenoura, morango, goiaba, acerola, couve, brócolis, azeite extra virgem, oleaginosas.
- Exclusão do glúten: pode conferir efeitos inflamatórios e a exclusão de alimentos ricos em glúten pode aliviar as dores, reduzir a fadiga e as dores de cabeça. É encontrado em alimentos, como: pães, massas que sejam feitos à base de farinha de trigo, aveia, cevada e centeio.
- Ômega 3: potencial anti-inflamatório auxiliando na redução da dor, melhorando a qualidade de vida. Fontes alimentares: atum, salmão, óleo de linhaça, óleo de chia.
Vale ressaltar que incluir os alimentos citados acima em sua rotina alimentar não é o suficiente, é necessário que a alimentação em geral seja composta por alimentos naturais e saudáveis.
Além disso, incluir o uso de óleos essenciais podem potencializar os efeitos da alimentação no tratamento. Veja exemplos de óleos que podem te ajudar:
- Bergamota: confere sensações de relaxamento, fazendo com que o corpo fique mais leve.
- Lavanda francesa: é um óleo que pode auxiliar no alívio de ansiedade e estresse, diminuindo os quadros de insônia.
- Gengibre: fornece sensações de bem estar e relaxamento, melhorando alguns sintomas apresentados pela fibromialgia.
- Olíbano: pode ser usado para massagear o corpo, ele é um óleo essencial capaz de reduzir as inflamações, diminuindo as dores articulares.
- Sálvia-esclareia: possui um ótimo potencial de diminuir sensações de ansiedade e estresse, melhorando a qualidade do sono.
Comments