top of page
  • Foto do escritorIsabelle Zanoni

Como manter a baixa porcentagem de gordura e melhorar a definição muscular combinado ao treino adequ

A alimentação tem papel fundamental quando o objetivo é manter a baixa porcentagem de gordura e melhorar a definição muscular, através dela que serão fornecidos os substratos necessários para estimular à formação de massa muscular e armazenamento ou diminuição de gordura.

O princípio de alterar a composição corporal, é necessário estabelecer metas adequadas a curto e longo prazo, garantir que as práticas nutricionais sejam seguras e que reduza as técnicas extremista e comportamentos abusivos.

Tratando-se de massa corporal, o fato de que não existe controvérsias é o balanço energético negativo causado por redução na ingestão calórica. Mas não basta apenas restringir as calorias, um planejamento voltado para a reeducação alimentar apresenta maior eficácia a longo prazo e para manter os resultados, devido a mudança no estilo de vida, a atenção as preferências alimentares, a rotina, o ajuste fisiológico, a habilidade de manter as mudanças comportamentais de dieta e atividade física é que determinarão o sucesso de qualquer programa de emagrecimento.

Alimentos in natura, como frutas, legumes e verduras vão favorecer para que o objetivo seja atingido, pois são alimentos fontes de vitaminas e minerais e são necessários para o bom funcionamento do organismo.

O carboidrato é uma fonte energética muito importante para a manutenção do peso, o seu aumento ou diminuição em relação as quantidades no cardápio, são estratégias que precisam ser analisadas com cautela e com o monitoramento das consequências. Alterações muito severas como no caso de dietas restritivas, pode alterar o desempenho no exercício físico, diminuir a massa muscular, queda na imunidade e complicações cardiovasculares, por isso não deve ser mantida por muito de tempo.

Em relação as fontes de lipídeos, o ideal é priorizar as gorduras monoinsaturadas, poliinsaturadas e evitar as saturadas. Estão presentes em oleaginosas, gergelim, óleos, entre outros alimentos. São responsáveis por fornecer energia, elementos essenciais as membranas celulares e ajudam na absorção de vitaminas lipossolúveis.

A proteína é um macronutriente presente em alimentos de origem vegetal e animal, e ela vai ser a responsável por atuar no transporte de substâncias, atuar no sistema imunológico, fazer a reparação muscular, constituir tecidos do corpo e além de manter a elasticidade da pele.

Os exercícios físicos apresentam as suas particularidades por isso tem a importância em relação ao objetivo desejado, mas controlar a intensidade, volume, freqüência, duração do exercício físico, bem como a escolha do tipo é ideal para obesos, diabéticos, hipertensos, adolescentes e idosos, deve ser prescrita por um profissional especializado. A prática pode ser considerada um “remédio”, mas tem que ter a dose certa!

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page