Independente do tipo de dieta, seja vegetariana ou onívora, é possível obter o ganho de massa muscular, pois isso vai depender do aporte de proteínas que deve ser atingida ao longo do dia, e é claro que a quantidade dessa necessidade proteica vai variar para cada indivíduo.
O que acontece na dieta vegetariana é que a fonte proteica será diferente da dieta onívora, inclusive a sua composição varia, proteínas de fonte animal como carne são compostas apenas de proteína, já as proteínas vegetais possuem carboidratos em sua composição.
De qualquer maneira, o que vai importar para o ganho de massa muscular é a somatória de proteínas ao fim do dia. Quando bem planejada a dieta apenas com as proteínas vegetais são capazes de atingir a necessidade diária para atingir tal objetivo. E é importante ressaltar que qualquer tipo de dieta mal planejada não trará resultados.
E quais são as principais fontes de proteínas vegetais?
Feijões (carioca, preto, azuki, vermelho, rajado, branco, rajado.)
Grão de bico
Lentilhas
Ervilha
Fava
Edamame
Soja em grão
Tofu (Queijo de Soja)
Soja texturizada
Outros alimentos como sementes, cereais, legumes e cogumelos possuem um pequeno aporte de proteínas, portanto, ao se alimentar de forma variada, colocando todos os grupos alimentares (proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e minerais) no prato e fracionando as proteínas ao longo dia conseguimos resultados para ganho de massa muscular.
Ainda assim existem opções de suplementação para vegetarianos caso as necessidades sejam maiores, como ocorre em atletas onívoros também. Procure sempre uma nutricionista, a orientação individual é a maior chave para atingir seus objetivos.
Fonte: Alessandra Luglio – Dieta vegetariana e ganho de massa muscular (vídeo no Science play)