top of page
  • Foto do escritorIsabelle Zanoni

Recompensa: eu mereço!

Me conta uma coisa, você já teve um dia super estressante e ao final dele se presenteou com uma barra de chocolate ou uma fatia de pizza?



Ou foi encontrar os amigos num bar no meio de semana e resolveu tomar aquela cerveja, afinal você malhou e seguiu a dieta certinho durante a segunda, a terça e metade da quarta.


Chamamos esse mecanismo de recompensa de “eu mereço”, no qual as pessoas tendem a buscar o conforto ou se desestressar na comida, afinal elas tiveram um dia cansativo ou estão seguindo a dieta certinha por alguns dias.


Porém, esse mecanismo pode ser bastante perigoso e te levar a auto sabotagem mais vezes do que você percebe, te deixando cada dia mais longe dos seus resultados.


Ao sempre se permitir esses deslizes e momentos, você cria um ciclo de sair e voltar o tempo todo da dieta, muitas vezes não se dando conta do como isso é prejudicial para o seu corpo e saúde.


Todos temos que ter momentos de relaxamento e descontração junto as pessoas que amamos, porém a comida não tem que ser essa válvula de escape e muito menos essas exceções podem ser feitas sempre.

Antes de tomar a decisão do “eu mereço” se questione qual a sua prioridade e onde você deseja chegar, quais os seus objetivos.


Uma barra de chocolate após um dia estressante pode te trazer um alívio momentâneo, mas não resolverá o seu problema e, além de tudo, te deixará mais longe de suas conquistas. Porque não tentar uma caminhada ou um bate papo com um amigo para pensar e conversar sobre essa situação.


Reflita sobre esses momentos.

Quantos “eu mereço” você vem se dando ao longo da semana?

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page