Síndrome metabólica

Muito tem se falando sobre síndrome metabólica (SM), porém, o que realmente é a SM?

É um transtorno representado por um conjunto de doenças que podem levar ao aumento do risco de problemas cardiovasculares. Essas doenças são a obesidade, caracterizada pela deposição de gordura abdominal, a pressão alta, as alterações de colesterol, triglicérides e glicemia.


Por conta disso tem como causa mais comum um estilo de vida sedentário, associado a uma dieta desequilibrada, que levam ao aumento de peso e consequentemente ao aumento da pressão arterial, ao desenvolvimento do diabetes tipo 2 e as alterações de triglicérides e colesterol.


O diagnóstico é feito com uma análise e constatando a presença de três ou mais fatores presentes em uma mesma pessoa, que são:

  • Grande quantidade de gordura abdominal feita por meio da circunferência abdominal, onde em homens essa circunferência é maior que 102 cm e nas mulheres maior que 88 cm;

  • Triglicerídeos elevado, maior ou igual a 150mg/dl.

  • Baixo HDL, popularmente conhecido como “colesterol bom”, em homens menor que 40mg/dl e em mulheres menor que 50mg/dl.

  • Pressão arterial elevada, em homens maior ou igual a 135 mmHg e em mulheres maior ou igual a 85 mmHg.

  • Glicemia em jejum elevada, maior ou igual a 110mg/dl.

A SM tem como sintomas as consequências das doenças associadas já citadas, como por exemplo o cansaço, dores nas articulações por conta de sobrecarga, síndrome da apneia obstrutiva do sono e roncos, todos devido ao ganho de peso, também podemos citar o aumento de risco de infarto e derrame por conta dos problemas no colesterol, dores de cabeça, cansaço e tonturas devido a hipertensão e em relação a diabetes e alterações de glicemia temos boca seca, muita sede e mal estar geral.


Um bom tratamento começa pelas mudanças nos hábitos, como a realização de um plano alimentar mais saudável que seja:

  • Pobre em carboidratos simples, consumindo mais hortaliças, leguminosas, grãos integrais e frutas;

  • Pobre em gorduras saturadas;

  • Rico em fibras, nas formas de hortaliças, leguminosas, grãos integrais e frutas;

  • Dar preferencia a carnes magras com pouca gordura;

  • Consumir de duas a quatro porções de fruta e de três a cinco porções de hortaliças cruas e cozidas

Tudo isso com o intuito de reduzir e controlar o peso, associado a pratica de atividade física por pelo menos 30 minutos diários, de forma leve a moderada.


Estudos comprovam que esta associação provoca a redução expressiva da circunferência abdominal e a gordura visceral, melhora de forma significativa a sensibilidade a insulina, diminui os níveis plasmáticos de glicose, podendo assim prevenir e retardar o aparecimento de diabetes tipo 2, ainda há uma redução expressiva da pressão arterial e nos níveis de triglicérides, e um aumento do HDL. Está esperando o que para melhorar sua saúde e qualidade de vida?

CIOLAC, E G; GUIMARÂES, G V. Exercício físico e síndrome metabólica. Revista Brasileira da Medicina do Esporte, São Paulo, v. 10, n. 4, p.319-324, Não é um mês valido! 2004. Trimestral.

HIPERTENSÃO: I Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome Metabólica. São Paulo: Dra. Maria Helena Catelli de Carvalho, v. 84, n. 1, abr. 2005. Mensal. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/abc/v84s1/a01v84s1.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2017.

Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
Arquivo
Tag Cloud
Dra. Isabelle Zanoni :: Nutricionista Esportiva : Perdizes/SP

Eu posso lhe atender nos seguintes locais:

Consultório

Rua Fabia, 759 - Vila Romana

AP Academia

Rua Ribeirão Vermelho, 459 - Pirituba

Agende sua Consulta!

Telefone: (11) 99301-0889

contato@conceitovitamine.com

Para Consultorias em Saúde, Palestras, Eventos e Cursos, entre em contato por e-mail

Siga nas Redes Sociais a Isabelle Zanoni

Facebook Isabelle Zanoni
Instagram Dra. Isabelle Zanoni

Todos os direitos reservados.