Retenção de líquido

A retenção de líquido é um inchaço (edema) que ocorre, principalmente, nos braços, pernas e barriga. O inchaço pode ser identificado quando há marcas de pressão das meias ou sapatos, ou quando apertamos certa parte do corpo e ela muda de cor. É comum sentir dores corporais e, algumas vezes, pele ressecada, irritabilidade, desconforto intestinal e dificuldade na digestão quando estamos retendo muito líquido. Cientificamente falando, o edema é resultado do extravasamento de um líquido que sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo, conferindo o aspecto inchado e brilhante da pele.

A retenção de líquido pode ocorrer por diversas causas como alto consumo de alimentos industrializados; problemas renais, cardíacos e hepáticos; sedentarismo; doença da tireoide; remédios anti-hipertensivos; reações inflamatórias e pouca ingestão de água.

Os produtos industrializados e os alimentos ricos em sódio (como enlatados e embutidos) contribuem de forma significativa para o inchaço. O sódio, quando absorvido pelas células, carrega água junto gerando inchaço em algumas áreas específicas. O sódio é fundamental e não pode ser excluído completamente da nossa dieta, mas deve ser consumido com moderação.

Bebidas alcoólicas também são responsáveis pelo aumento da retenção de líquidos. São capazes de desidratar e nos deixar bastante inchados dependendo da quantidade ingerida. Doces e farinhas refinadas também não são ideais para quem está fugindo do inchaço. A alimentação saudável é um pilar bastante importante para evitar que ocorra a retenção hídrica e impedir que aquela sensação desconfortável apareça.

A retenção hídrica pode ocorrer por motivos que vão além da nutrição, porém é importante que as frutas, verduras, legumes, grãos integrais, água, chás e boas fontes de proteínas e gorduras estejam inseridas na sua alimentação. Os chás de hibisco, boldo e verde são diuréticos e podem ajudar na retenção, mas não devem ser consumidos em excesso e sempre acompanhados de água para evitar desidratação. Outra dica é consumir de 2 a 3 litros de água por dia! Muito fala-se também da drenagens e massagens modeladoras para eliminar o líquido retido.

Apesar dos relatos e da sensação que temos ao sentirmo-nos inchados, não existem evidencias cientificas que comprovem sua real existência como consequência de alimentação. É por isso que informações indevidas encontradas em blogs e escritas por leigos não devem ser consideradas.

Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
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Dra. Isabelle Zanoni :: Nutricionista Esportiva : Perdizes/SP

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