Quanto a ansiedade atrapalha o treino?

Estar ansiosa, preocupada ou até estressada, atualmente faz parte do nosso cotidiano e que atire a primeira pedra quem não passa por um dia desses durante a semana. Mas simplesmente se sentir ansiosa não atrapalha no resultado de algum objetivo seja ele qual for, e é até necessário para enfrentar as necessidades que estão por vir e até para se preparar melhor a elas. Como se fosse uma mola, pra te dar o impulso que você precisa. Esse tipo de ansiedade é benéfico para te manter motivada.


O que se torna prejudicial é quando começa a atrapalhar nossa rotina, nossos treinos, nossa alimentação e, nesse caso, compromete nossos resultados.


Quando a preocupação é com o peso, o MEDO de que não esteja alcançando o resultado mesmo sendo feito o que precisa, a ansiedade de querer que tudo seja resolvido para ONTEM (como se o que ganhou de peso ou perdeu de massa magra tenha acontecido em 2 dias somente) leva a uma angústia que interfere na forma de fazer o treino e até nos tipos de hormônios secretados pelo nosso sistema nervoso, como o hormônio do cortisol que aumentam o nível de estresse e prejudicam os benefícios que viriam com o treino. Essa ansiedade é prejudicial!


Outro exemplo é quando a ansiedade é constante, deixa de estimular e motivar no treino e garantir seus resultados, interferindo na atividade deixando de ser funcional, passando de ser produtiva levando até um transtorno de ansiedade algumas vezes, resultado são sinais paralisantes, desconfortantes, constantemente tenso interferindo na força de vontade de praticar atividades em geral e aumentando a necessidade de descontar a frustração de não conseguir alcançar os objetivos que propõe em alimentos industrializados ricos em açúcares que saciam momentaneamente, cada vez mais levando-o a evitar situações ou atividades.


Por isso se alimentar bem, criar uma rotina que tenha obrigações mas ao mesmo tempo que tenha atividades prazerosas e encaixar nela atividade física é um hábito que tem que ser adquirido e mantido, porque todos juntos são somatórias que no final o resultado é um saldo positivo e com uma folguinha de sobra. Use a ansiedade a seu favor, entenda ela e tenha pequenos lazeres diários!😉




Nutricionista Esportiva Isabelle Zanoni nutrição wellness
Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
Arquivo
Tag Cloud
Dra. Isabelle Zanoni :: Nutricionista Esportiva : Perdizes/SP