PORQUE ALGUMAS PESSOAS CONTINUAM COM FOME APÓS COMER?

Muitas pessoas reclamam de fome persistente mesmo após terem consumido uma grande refeição como o almoço, por exemplo. A fome é um dos principais motivos que levam as pessoas a desistirem do emagrecimento ou da mudança de hábito para uma alimentação mais saudável.


Antes de entendermos porque isso acontece, precisamos diferenciar a fome da vontade de comer. A fome indica que o nosso corpo está com pouca reserva de energia ou de nutrientes. Os sinais da fome variam desde “roncos” do estômago até tonturas ou desmaios.


Por outro lado, a vontade de comer geralmente está ligada a desidratação ou a fatores emocionais e psicológicos que fazem com que as pessoas sintam desejos por comidas específicas como doces, sobremesas, bolachas e salgadinhos.


Então, seria possível sentir fome após uma refeição? A resposta direta é, sim! A fome persistente, ou seja, aquela fome que demora pra passar, geralmente é causada pela ingestão de alimentos processados e ultraprocessados, e estes alimentos desregulam os sinais de saciedade do nosso corpo.


Ao fazermos uma refeição com alimentos menos processados e mais ricos em nutrientes, os mecanismos de saciedade são naturalmente controlados e passamos a ingerir a quantidade necessária de nutrientes e calorias que nosso corpo precisa, evitando os excessos, ganho de peso e sensação de fome constante.


A fome deve ser vista com um aliado, tanto na perda de peso como na manutenção da saúde, e não como algo ruim que deve ser ignorado. Quando você sentir fome, coma alimentos pouco processados e rico em nutrientes, assim você estará nutrindo seu corpo, contribuindo para seu bem-estar e evitando compulsões alimentares.





REFERENCIAS

CIAMPOLINI, Mario et al. Hunger can be taught: Hunger Recognition regulates eating and improves energy balance. International Journal Of General Medicine, [s.l.], p.465-466, jun. 2013. Dove Medical Press Ltd.. http://dx.doi.org/10.2147/ijgm.s40655.


AMIN, Tehmina; MERCER, Julian G.. Hunger and Satiety Mechanisms and Their Potential Exploitation in the Regulation of Food Intake. Current Obesity Reports, [s.l.], v. 5, n. 1, p.106-112, 14 jan. 2016. Springer Nature. http://dx.doi.org/10.1007/s13679-015-0184-5.

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.


Nutricionista Esportiva Isabelle Zanoni nutrição wellness
Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
Arquivo
Tag Cloud
Dra. Isabelle Zanoni :: Nutricionista Esportiva : Perdizes/SP