IMPACTOS DO ALCOOL NO EMAGRECIMENTO

A chave para o emagrecimento é queimar mais calorias do que você consome. Embora seja possível beber álcool moderadamente e perder peso, seu consumo regular pode acabar dificultando o processo, já que o álcool contém 7 calorias por grama.


Ao embarcar em uma jornada de perda de peso, o álcool geralmente é o primeiro item a ser excluído da rotina. Ao contrário dos alimentos integrais contendo carboidratos, proteínas e gorduras, o álcool não fornece nenhuma saciedade ao organismo, então é provável que você beba essas calorias em excesso. Não são apenas as calorias do álcool em si que causam aumento de peso ou dificultam a perda de peso, mas também as calorias do açúcar, refrigerante e outros que normalmente vêm misturadas na bebida.


Além disso, o consumo de álcool tende a diminuir a força de vontade e levar ao aumento do apetite, principalmente por alimentos ricos em gorduras e açúcares e com baixo valor nutricional, já que as calorias consumidas na forma de álcool são consideradas calorias "vazias". Deste modo, você se torna mais propenso a consumir alimentos como babatas frita, pizzas e doces, os quais você deveria evitar quando o objetivo é o emagrecimento.


E não são apenas as calorias que você deixará de consumir que podem ajudá-lo a entrar em forma. Diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas ou abdicar do seu consumo pode ajudá-lo a ter uma melhor noite de sono, e assim você se sente mais energizado e motivado a seguir o plano alimentar, idealmente contendo alimentos pouco processados, e ainda pode sentir-se estimulado a praticar atividades físicas, o que aumentaria sua qualidade de vida.


Você não precisa evitar completamente o álcool ao buscar o emagrecimento, mas limitar seu consumo e fazer escolhas inteligentes é importante para o sucesso. Se for optar pela bebida alcoólica, prefira vinho seco e bebidas destiladas pouco adoçadas. Também evite pular o jantar (ou refeições anteriores ao consumo alcoólico) em um esforço para conservar calorias. Em vez disso, coma uma refeição saudável e satisfatória e você terá menos probabilidade de beber demais ou consumir alimentos pouco saudáveis.




REFERENCIAS


HARING, R. et al. Prediction of Metabolic Syndrome by Low Serum Testosterone Levels in Men: Results From the Study of Health in Pomerania. Diabetes, [s.l.], v. 58, n. 9, p.2027-2031, 6 jul. 2009. American Diabetes Association. http://dx.doi.org/10.2337/db09-0031.

CHAO, Ariana M. et al. Alcohol Intake and Weight Loss During Intensive Lifestyle Intervention for Adults with Overweight or Obesity and Diabetes. Obesity, [s.l.], p.01-11, 13 nov. 2018. Wiley. http://dx.doi.org/10.1002/oby.22316

LIPPI, Giuseppe et al. Moderate Red Wine Consumption and Cardiovascular Disease Risk: Beyond the “French Paradox”. Seminars In Thrombosis And Hemostasis, [s.l.], v. 36, n. 01, p.059-070, fev. 2010. Georg Thieme Verlag KG. http://dx.doi.org/10.1055/s-0030-1248725.


.


Nutricionista Esportiva Isabelle Zanoni nutrição wellness
Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
Arquivo
Tag Cloud
Dra. Isabelle Zanoni :: Nutricionista Esportiva : Perdizes/SP