Fibromialgia e nutrição

Caracterizada por dor crônica, ansiedade, alterações de sono, depressão, dificuldade de locomoção, fadiga excessiva. A causa não é totalmente conhecida, porém alterações hormonais, vivência de traumas físicos e emocionais, podem promover a síndrome de fibromialgia. A alimentação pode ser uma grande aliada para melhorar a qualidade de vida, uma vez que a doença não apresenta cura.




A alimentação deve se basear em:

- Alimentos ricos em magnésio: é um que confere ação anti-inflamatória e relaxamento muscular. É encontrado em: vegetais verdes escuros (couve, brócolis, espinafre), oleaginosas, cacau e leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha), sementes (girassol, abóbora), peixes, banana.


- Antioxidantes: pois o corpo é exposto a estresse excessivo, gerando assim, um desequilibro na formação de radicais livres que são compostos responsáveis pelo envelhecimento das células corporais. Fontes alimentares: laranja, cenoura, morango, goiaba, acerola, couve, brócolis, azeite extra virgem, oleaginosas.


- Exclusão do glúten: pode conferir efeitos inflamatórios e a exclusão de alimentos ricos em glúten pode aliviar as dores, reduzir a fadiga e as dores de cabeça. É encontrado em alimentos, como: pães, massas que sejam feitos à base de farinha de trigo, aveia, cevada e centeio.


- Ômega 3: potencial anti-inflamatório auxiliando na redução da dor, melhorando a qualidade de vida. Fontes alimentares: atum, salmão, óleo de linhaça, óleo de chia.


Vale ressaltar que incluir os alimentos citados acima em sua rotina alimentar não é o suficiente, é necessário que a alimentação em geral seja composta por alimentos naturais e saudáveis.


Além disso, incluir o uso de óleos essenciais podem potencializar os efeitos da alimentação no tratamento. Veja exemplos de óleos que podem te ajudar:

- Bergamota: confere sensações de relaxamento, fazendo com que o corpo fique mais leve.

- Lavanda francesa: é um óleo que pode auxiliar no alívio de ansiedade e estresse, diminuindo os quadros de insônia.

- Gengibre: fornece sensações de bem estar e relaxamento, melhorando alguns sintomas apresentados pela fibromialgia.

- Olíbano: pode ser usado para massagear o corpo, ele é um óleo essencial capaz de reduzir as inflamações, diminuindo as dores articulares.

- Sálvia-esclareia: possui um ótimo potencial de diminuir sensações de ansiedade e estresse, melhorando a qualidade do sono.


Nutricionista Esportiva Isabelle Zanoni nutrição wellness
Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
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Dra. Isabelle Zanoni :: Nutricionista Esportiva : Perdizes/SP