Efeito platô

O efeito platô é uma reação do corpo que faz com que ele “estacione” mesmo recebendo diferentes estímulos, seja com alimentação adequada e prática de atividade física regularmente.



No começo do processo de emagrecimento, é comum observar uma maior perda logo nas primeiras semanas, isso se explica devido a grande reserva de glicogênio que é utilizado para gerar energia, além de ser necessário menor gasto energético para digestão, absorção e metabolismo dos alimentos, auxiliando na perda de peso.


Com o passar do tempo, com a mesma quantidade de calorias ingeridas pelo indivíduo o corpo atinge um equilíbrio e se torna adaptado à situação.


O efeito platô pode acontecer quando um indivíduo segue por um longo período o mesmo padrão alimentar ou de treino, decorrente de dietas muito restritivas ou quando há perda significativa de peso em pouco tempo. Isso tudo pode causar diminuição do metabolismo e alterações de tireoide.


Maneiras de sair do efeito platô:

• - alterar hábitos alimentares = mudando completamente o estímulo

• - mudar intensidade de treino = para gerar novas adaptações musculares

• - beber água suficiente = importante para qualquer tipo de reação no organismo

• - descansar = essencial para ganho de massa muscular e aumento do metabolismo


E você, já passou por isso? Tá com a dieta "empacada"?

Nutricionista Esportiva Isabelle Zanoni nutrição wellness
Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
Arquivo
Tag Cloud
Dra. Isabelle Zanoni :: Nutricionista Esportiva : Perdizes/SP