CHÁS COM PROPRIEDADES DIURETICAS

O chá é uma bebida muito consumida mundialmente e é preparada através da imersão de folhas, flores ou outras partes de plantas em água, geralmente quente.


Acredita-se que essa bebida começou a ser consumida na China, quando o imperador chinês Shen Nung, em 2737 a.C., deixou cair algumas folhas de uma árvore próxima em sua água, que estava sendo fervida para beber posteriormente, e percebeu que as folhas conferiram uma cor acastanhada à água. Ao provar a mistura, o imperador achou o sabor extremamente agradável e a bebida começou a ser consumida socialmente. Shen Nung dedicou sua vida a conhecer e estudar plantas que pudessem ter valores medicinais na forma de chá, que começou a ser utilizado em cerimônias religiosas, a fim de encontrar a paz, visto que algumas plantas preparadas como chá traziam sensações de calma e bem-estar.


Assim, o chá começou a ser mundialmente utilizado a fim de melhorar sintomas como dores de cabeça, insônia, pressão alta e alguns estudos apontam a bebida como um fator para melhorar colesterol alto, diabetes e até para melhorar a memória.


Atualmente, muitas pessoas também utilizam o chá como uma ferramenta natural para melhorar a saúde e auxiliar na perda de peso, já que muitas sofrem com a retenção de líquidos no corpo e muitos chás possuem propriedades diuréticas, combatendo a retenção desses líquidos, porém, ao contrário do que se pensa, esses chás não auxiliam no emagrecimento, pois auxiliam na eliminação de água, e não de gordura.


Os chás diuréticos agem eliminando água, sais, toxinas e, consequentemente, aumentando a produção de urina, propiciando uma sensação de bem estar associada à diminuição do inchaço e, em algumas pessoas, à diminuição de alguns quilos devido à perda de água. Existem muitos medicamentos que promovem esse mesmo efeito diurético, porém, substituí-los pelo consumo de chá é uma opção muito mais natural. O chá verde, de folha de dente de leão, de salsa, de hibisco, de cavalinha e de gengibre são algumas boas opções de diuréticos naturais.


Além disso, muitas pessoas tem o hábito de consumir refrigerantes, sucos, ou outras bebidas calóricas durante a refeição, sendo assim, o chá também é uma ótima opção para pessoas que não abrem mão de ingerir bebidas durante as refeições e desejam trocar por uma opção mais saudável.





REFERENCIAS

HECK, C.i.; MEJIA, E.g. de. Yerba Mate Tea (Ilex paraguariensis): A Comprehensive Review on Chemistry, Health Implications, and Technological Considerations. Journal Of Food Science, [s.l.], v. 72, n. 9, p.138-151, nov. 2007. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/j.1750-3841.2007.00535.x.

SCOTT, David et al. The effect of drinking tea at high altitude on hydration status and mood. European Journal Of Applied Physiology, [s.l.], v. 91, n. 4, p.493-498, 1 abr. 2004. Springer Nature. http://dx.doi.org/10.1007/s00421-003-1015-z.















Nutricionista Esportiva Isabelle Zanoni nutrição wellness
Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
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