Alimentos que modificam nosso humor e melhoram a recuperação muscular

Os alimentos exercem influência na nossa saúde corporal e mental. Se alimentar é um princípio fisiológico, que está relacionado com questões culturais, psicológicas (memória afetiva), econômicas, religiosas e com a relação de prazer. Possuem ação sobre nosso humor, memória, fornecem nutrientes e energia para atividades do dia a dia. Praticar atividades físicas também é um meio para melhorar o nosso bem estar, porém é necessário ter uma alimentação completa para evitar perda de massa magra, aconselha-se o consumo de proteínas para reparar a musculatura e juntamente com carboidrato para reposição de glicogênio (reserva de energia nos músculos). Alimentação e exercícios físicos estão interligados e são métodos muito importantes para nossa saúde. Sabendo disso iremos citar alguns alimentos que auxiliam no nosso bem-estar e juntamente auxiliam na recuperação muscular, são eles:


OVO: Rico em aminoácidos essenciais, ajuda a reparar o tecido muscular lesionado pelo exercício proporcionando ganho de massa magra. A clara é rica em proteínas de alto valor biológico, e é fonte de vitamina D essencial para a absorção de cálcio e para contração muscular. A gema do ovo é rica em colina, uma substancia fundamental para manutenção da memória, melhora a cognição, coordenação motora e sensação de bem-estar.


Oleaginosas: São importantes na ação antioxidante e no combate ao estresse. São ricas em triptofano melhorando no humor, possuem gorduras boas e importantes para síntese de hormônios esteroides e ainda diminuem a ação dos radicais livres liberados durante a atividade física.


Linhaça: Fonte de ômega 3, que melhora nosso bem-estar e tem efeito anti-infamatório e reparatório. Recomenda-se consumir com iogurtes, frutas, tapioca.


Cúrcuma: Possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.


Café: Tem função analgésica, ajudando na inibir a dor durante o treino. Além de promover mais energia durante o dia.


Alimentos fonte de ácido fólico, vitamina B6 e magnésio também são importantes para uma melhora no nosso bem estar, são exemplos de alimentos: feijão, folhas verde escuro, abacate, salmão, aveia, banana, e aveia.




Nutricionista Esportiva Isabelle Zanoni nutrição wellness
Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
Arquivo
Tag Cloud
Dra. Isabelle Zanoni :: Nutricionista Esportiva : Perdizes/SP