COMO FAZER A TRANSIÇÃO PARA O VEGANISMO?

Há quem diga que mudar um hábito alimentar é mais difícil do que mudar de religião. Talvez devido a essa dificuldade, muitas pessoas acabam abrindo mão dos benefícios de uma alimentação mais saudável e passam a ignorar a relevância da nutrição na saúde e bem-estar.

Além da qualidade de vida, a forma como nos alimentamos pode impactar fatores como o meio ambiente e a criação de animais e, a partir disso, muitas pessoas se sentem mais motivadas a adotar um novo hábito alimentar. O estilo de vida vegano é um bom exemplo neste caso, visto que exclui totalmente os alimentos de origem animal de sua dieta e preza pela diminuição da criação de animais e consequentes maus tratos, podendo beneficiar também os recursos naturais do meio ambiente.

A implementação desse estilo de vida deva ser gradual e preferencialmente orientada por um nutricionista experiente, já que excluir um grande grupo alimentar, como os de origem animal, requer uma certa atenção. Deixando para outra oportunidade a discussão de possíveis benefícios e malefícios, aqui vai algumas dicas importantes que favorecem a implementação desse novo habito alimentar e diminui possíveis frustrações.

1 à Respeite a opinião alheia sobre seu novo estilo de vida, mas não deixe que interfira em seus objetivos. Como essa dica serve para tudo na vida, você pode pensar que ela é irrelevante neste momento, porém, principalmente quando tentamos mudar hábitos de estilo de vida, surgem uma enxurrada de criticas de todos os lados, inclusive dos familiares.

2 à Inclua novos alimentos de origem vegetal ao invés de começar cortando os de origem animal. Na maioria das vezes pensamos só no objetivo final, esquecendo-nos de adotar estratégias para consegui-lo. Não cometa o mesmo erro que a maioria das pessoas. Existem centenas de alimentos que podem ser implementados em uma dieta vegana, e você deve se esforçar para conhece-los.

3 à Faça parte de um grupo onde as pessoas tenham objetivos semelhantes ao seu. Atualmente, podemos nos conectar com diferentes pessoas através da internet, portanto, não há desculpas para se isolar. Dentro de um grupo com objetivos em comum, as pessoas tendem a se ajudar e a dar dicas de como resolver alguns impasses que vão surgindo ao longo do tempo, falam sobre receitas e sobre suas conquistas, o que pode motiva-lo a continuar.

4 à Diminua os alimentos de origem animal gradualmente e observe suas reações. Ninguém te conhece melhor do que você mesmo, por isso a observação é tão importante neste caso. Se você já estiver habituado a diversos alimentos de origem vegetal (dica 2), a transição tende a ocorrer sem mais problemas.

5 à Procure um nutricionista para checar possíveis deficiências e corrigi-las através da alimentação e/ou suplementação.

6 à Não imponha sua verdade aos outros. Respeite as pessoas que pensam diferentes e, caso você deseje incentivar outras pessoas a mudarem, seja o exemplo, e não o ditador.

REFERENCIAS

ROGERSON, David. Vegan diets: practical advice for athletes and exercisers. Journal Of The International Society Of Sports Nutrition, [s.l.], v. 4, n. 1, p.01-03, 13 set. 2017. Springer Nature. http://dx.doi.org/10.1186/s12970-017-0192-9.

GONZÁLEZ-GARCÍA, Sara et al. Carbon footprint and nutritional quality of different human dietary choices. Science Of The Total Environment, [s.l.], v. 644, p.77-94, dez. 2018. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.scitotenv.2018.06.339.

Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
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