Somatotipos: o que é e quais são?

        Cada pessoa tem uma característica física própria. Alguns são naturalmente mais altos, outros mais magros, baixos, gordos, com mais músculos e etc. Essa diferença está relacionada ao Somatotipo, ou seja, a soma do tipo físico de cada pessoa.

            A ideia do Somatotipo foi elaborada por um psicólogo chamado Willian Herbert Sheldon por volta dos anos de 1940 e 1950, baseando-se na distinção entre os diferentes tipos físicos.

Para Sheldon, existem basicamente três Somatotipos:  Ectomorfo, Mesomorfo e o Endomorfo; sendo que através da análise desses tipos físicos seria possível prever as características mentais de cada pessoa, já que eles estariam relacionados com diferentes características comportamentais e psíquicas.

        O tipo Ectomorfo é caracterizado por ter um maior percentual de gordura, apresentando as curvas corporais mais arredondadas, pescoço mais curto e grosso, músculos menos definidos, abdômen mais volumoso que o tórax e dificuldade de perder peso. Para este tipo, são recomendadas atividades físicas de menor impacto, como natação, danças, hidroginástica etc.

           Já as pessoas que apresentam o tipo Mesomorfo, tem mais facilidade para ganhar musculo, facilidade para ganhar e perder peso, geralmente possuem menos gordura corporal, tem o peitoral largo e o tronco longo e são naturalmente mais fortes, apresentando facilidade para se adaptar aos diferentes exercícios físicos.

          Os Ectomorfos são caracterizados pelo menor percentual de gordura, possuem volume muscular menor, dificuldade para ganhar peso, braços e pernas longas e ombro e peitoral menores. As atividades recomendadas neste caso são o vôlei, corrida, basquete, ginastica olímpica etc.

         

 

A teoria de Sheldon ficou popular na década de 1950, mas atualmente tem pouco valor no campo científico. Alguns estudos analisaram os diferentes Somatotipos e relacionaram com a performance física de atletas, no entando, os resultados são pouco relevantes e são necessárias mais pesquisas nessa área.

 

REFERENCIAS

Sheldom, W. H.; Dupertuis, C. W.; McDermott, E. (1954), Atlas of men: A guide for somatotyping the adult male at all ages

BUŚKO K1, LEWANDOWSKA J, LIPIŃSKA M, MICHALSKI R, PASTUSZAK A. Somatotype-variables related to muscle torque and power output in female volleyball players. Acta Bioeng Biomech. 2013;15(2):119-26.

KAWASHIMA K1, KAT K, MIYAZAKI M. Body size and somatotype characteristics of male golfers in Japan. J Sports Med Phys Fitness. 2003 Sep;43(3):334-41.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
Arquivo
Please reload

Tag Cloud
Please reload

Dra. Isabelle Zanoni :: Nutricionista Esportiva : Perdizes/SP

Eu posso lhe atender nos seguintes locais:

Consultório

Rua Fabia, 759 - Vila Romana

AP Academia

Rua Ribeirão Vermelho, 459 - Pirituba

Agende sua Consulta!

Telefone: (11) 99301-0889

contato@conceitovitamine.com

Para Consultorias em Saúde, Palestras, Eventos e Cursos, entre em contato por e-mail

Siga nas Redes Sociais a Isabelle Zanoni

Facebook Isabelle Zanoni
Instagram Dra. Isabelle Zanoni

Todos os direitos reservados.