Atendimento Dra. Isabelle Zanoni

Siga a Dra. Isabelle Zanoni

Instagram Dra. Isabelle Zanoni
Facebook Isabelle Zanoni

Todos os direitos reservados.

Ficou mais fácil ficar saudável!

Pague suas consultas com

26 de Abril Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial

26/04/2019

         No dia 26 de abril acontece o Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial, o objetivo é conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção desta doença que apresenta elevada prevalência na população adulta e idosa.

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença crônica, de tratamento contínuo, gênese multifatorial, assintomática o que contribui para o diagnóstico tardio e para a não adesão do indivíduo ao tratamento. É caracterizada como importante fator de risco para outras doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais.

As condutas de estilo de vida saudável ou adequado à prevenção do risco e ao controle da HAS constituem-se de:

  • Alimentação adequada (baixo teor de sódio e gorduras, bem como refeições fracionadas com predomínio de vegetais e carnes brancas);

  • Prática regular de exercício físico;

  • Gerenciamento do estresse; abstenção de vícios (álcool, tabaco e drogas ilícitas)

  • Uso regular da medicação anti-hipertensiva (SBC, 2016).

      Estudos mostram uma correlação positiva entre a circunferência da cintura e a HA. Esse achado identifica uma medida simples, de baixo custo e fácil aplicabilidade, como importante marcador para a HA, e indica mais um caminho a seguir, com o incentivo para a adoção da medida da CC como rotina em todos os atendimentos à saúde e a adoção de atitudes preventivas precoces nos casos em que valores discrepantes sejam encontrados.

Por não existir cura para a HAS, o tratamento consiste em remédios que ajudam a controlar a pressão sanguínea e em manter hábitos de vida saudáveis, diminuir a ingestão de sal, bebidas alcoólicas, tabagismo, controle de peso, e estresse.

 

 

Referências

BARRETO, M.S; MENDONÇA, R.D; PRIMENTA, A. M. Não utilização de consultas de rotina na Atenção Básica por pessoas com hipertensão arterial. Ciênc. saúde coletiva vol.23 no.3 Rio de Janeiro mar. 2018

 

Please reload

Tag Cloud
Please reload

Arquivo