PORQUE ALGUMAS PESSOAS CONTINUAM COM FOME APÓS COMER?

Muitas pessoas reclamam de fome persistente mesmo após terem consumido uma grande refeição como o almoço, por exemplo. Qualquer um que já tentou emagrecer sabe que é difícil lidar com a sensação de fome, e na maioria das vezes, este é o principal motivo que leva as pessoas a desistirem do emagrecimento ou da mudança de hábito para uma alimentação mais saudável.

Antes de entendermos porquê isso acontece, precisamos diferenciar a fome da vontade de comer. A fome é um processo biológico do organismo que indica que o nosso corpo está com pouca reserva de energia ou de nutrientes. Os sinais da fome variam desde “roncos” do estômago até tonturas ou desmaios. Por outro lado, a vontade de comer geralmente está ligada a desidratação ou a fatores emocionais e psicológicos. As pessoas que estão sem fome, mas com vontade de comer, normalmente sentem desejos por comidas específicas como doces, sobremesas, bolachas e salgadinhos. Portanto, embora possa parecer simples, a maioria de nós acaba confundindo a sensação de fome com a vontade de comer algum tipo de alimento específico.

Então, seria possível sentir fome após uma refeição? A resposta direta é, sim! A fome persistente, ou seja, aquela fome que demora pra passar, geralmente é causada pela ingestão de alimentos processados e ultraprocessados, e estes alimentos desregulam os sinais de saciedade do nosso corpo. Por exemplo, depois de comer 300 calorias de macarrão, a maioria das pessoas não sentem que a fome passou. No entanto, se a pessoa trocar o macarrão por 300 calorias de vegetais e ovos, ela tem mais chance de se sentir saciada. A diferença é que no segundo prato há mais variedade e riqueza de nutrientes, incluindo minerais, proteínas, fibras, antioxidantes e água. Ao fazermos uma refeição com alimentos menos processados e mais densos em nutrientes, os mecanismos de saciedade são naturalmente controlados e passamos a ingerir a quantidade necessária de nutrientes e calorias que nosso corpo precisa, evitando os excessos, ganho de peso e sensação de fome constante.

Se você sente fome após as refeições e com frequência, a primeira dica é que você reavalie os alimentos ingeridos e troque os alimentos processados por alimentos naturais e integrais. A segunda dica é mastigar bem os alimentos e comer com calma e em um ambiente tranquilo. Ao adotar essas duas estratégias você estará favorecendo a regulação natural do apetite e da saciedade.

A fome deve ser vista com um aliado, tanto na perda de peso como na manutenção da saúde, e não como algo ruim que deve ser ignorado. Quando você sentir fome, coma alimentos pouco processados e rico em nutrientes, assim você estará nutrindo seu corpo, contribuindo para seu bem-estar e evitando compulsões alimentares.


REFERENCIAS

CIAMPOLINI, Mario et al. Hunger can be taught: Hunger Recognition regulates eating and improves energy balance. International Journal Of General Medicine, [s.l.], p.465-466, jun. 2013. Dove Medical Press Ltd.. http://dx.doi.org/10.2147/ijgm.s40655.

AMIN, Tehmina; MERCER, Julian G.. Hunger and Satiety Mechanisms and Their Potential Exploitation in the Regulation of Food Intake. Current Obesity Reports, [s.l.], v. 5, n. 1, p.106-112, 14 jan. 2016. Springer Nature. http://dx.doi.org/10.1007/s13679-015-0184-5.

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
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