OVERTRAINING: SABENDO UM POUCO MAIS

              Para ter sucesso no esporte é necessário que os atletas treinem de forma intensa e utilizem sobrecargas para forçar o organismo a se adaptar e aumentar sua performance. Porém, assim como existem pessoas que treinam em uma intensidade muito baixa e por isso não conseguem aumentar seu desempenho, existem outras pessoas que treinam de forma tão intensa que o organismo não tem tempo ou não consegue se recuperar adequadamente e acabam apresentando uma diminuição do desempenho. Esse processo de sobrecarga excessiva e recuperação inadequada é conhecido como “síndrome do excesso de treinamento” ou “overtraining”.

             Embora o treinamento em alta intensidade e alto volume não seja necessariamente prejudicial, as pessoas que treinam por longos períodos dessa maneira ou que participam de um grande número de competições durante uma temporada podem acabar se prejudicando e não alcançando seus objetivos. Além da redução da performance, as pessoas acometidas pelo overtraining podem sofrer de complicações metabólicas, lesões e dores musculares, fadiga crônica, infecções bacterianas e virais devido ao prejuízo do sistema imunológico, insônia, alterações de humor e etc.

         O diagnóstico da síndrome do excesso de treinamento é difícil de ser realizado porque os sintomas variam bastante entre os atletas e muitos consideram a fadiga excessiva como parte normal da rotina de treinamento. Alguns questionários psicossociais que avaliam componentes relacionados ao humor, ansiedade, raiva, depressão e outros, podem ser ferramentas uteis na detecção do overtraining.

           Se você tem alterações características e acredita que possui a síndrome do excesso de treinamento, o ideal é que você diminua a quantidade de exercício ou até mesmo pare de se exercitar por alguns dias ou semanas para permitir que seu corpo se recupere. Também é importante reavaliar os aspectos nutricionais de sua dieta, já que a ingestão inadequada de calorias e nutrientes favorecem o desgaste do organismo e o overtraining. A recuperação de um atleta que tem a síndrome do excesso de treinamento pode demorar até seis meses, por isso é importante ficar atendo aos primeiros sintomas.

           Como quase todas as coisas relacionadas à saúde, a prevenção deve ser o foco. Portanto, aumente a intensidade e a carga de forma equilibrada e faça uma periodização do seu treinamento, permitindo-se descansar pelo menos uma vez na semana. Evitar o treinamento monótono e manter uma nutrição adequada são outras recomendações para a prevenção. Por fim, lembre-se que é durante os períodos de descanso que o seu corpo se recupera e permite que você melhore seus resultados. Bom treino e bom descanso!

 

 

REFERENCIAS

KREHER, Jeffrey B.; SCHWARTZ, Jennifer B.. Overtraining Syndrome. Sports Health: A Multidisciplinary Approach, [s.l.], v. 4, n. 2, p.128-138, 31 jan. 2012. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/1941738111434406.

KREHER, Jeffrey. Diagnosis and prevention of overtraining syndrome: an opinion on education strategies. Open Access Journal Of Sports Medicine, [s.l.], v. 7, p.115-122, set. 2016. Dove Medical Press Ltd.. http://dx.doi.org/10.2147/oajsm.s91657.

CADEGIANI, Flavio A.; KATER, Claudio E.. Hormonal aspects of overtraining syndrome: a systematic review. Bmc Sports Science, Medicine And Rehabilitation, [s.l.], v. 9, n. 1, 2 ago. 2017. Springer Nature. http://dx.doi.org/10.1186/s13102-017-0079-8.

Barquilha, Gustavo; Moura, NR; dos Reis, SA; Uchida, Marco Carlos; Bortolon, JR; Freitas Junior, PB; Hirabara, SM. Sessão de exercícios para hipertrofia muscular provoca dano muscular sem diminuição da força (In Press). Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 2010.

Please reload

Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
Arquivo
Please reload

Tag Cloud
Please reload

Dra. Isabelle Zanoni :: Nutricionista Esportiva : Perdizes/SP

Eu posso lhe atender nos seguintes locais:

Consultório

Rua Fabia, 759 - Vila Romana

AP Academia

Rua Ribeirão Vermelho, 459 - Pirituba

Agende sua Consulta!

Telefone: (11) 99301-0889

contato@conceitovitamine.com

Para Consultorias em Saúde, Palestras, Eventos e Cursos, entre em contato por e-mail

Siga nas Redes Sociais a Isabelle Zanoni

Facebook Isabelle Zanoni
Instagram Dra. Isabelle Zanoni

Todos os direitos reservados.