Dia Mundial da Luta Contra o Câncer

08/04/2019

                No dia 8 de abril acontece o Dia Mundial de Combate ao Câncer, o objetivo é conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção desta doença que vem crescendo continuamente nos últimos tempos.

             O câncer (neoplasia) é uma doença caracterizada pela alteração na célula, que se divide e multiplica-se de forma desenfreada e possibilitando a formação de tumores malignos que podem espalhar-se para outros tecidos do corpo.

Carcinogênese é o processo de formação do câncer que ocorre de forma lenta, é gerado por fatores hereditários e hormonais. Processos externos como o hábito de fumar, consumo de álcool, exposição solar sem proteção, alimentação inadequada, contato com produtos químicos, exposição a vírus, entre outros fatores podem influenciar para o desenvolvimento da doença.

           Considerando a necessidade de redução da mortalidade e da incapacidade causadas por câncer, por meio de ações de promoção da saúde, prevenção, e ainda a possibilidade de diminuir a incidência de alguns tipos de câncer, foi criado o WRCF 2007, que apresenta recomendações nutricionais:

1.Composição corporal: – Mediana do IMC entre 21 a 23 Kg/m2

2. Atividade Física: Mantenha-se fisicamente ativo como parte da rotina diária.

3. Alimentos e bebidas que promovem ganho de peso:

  • limitar o consumo de alimentos de elevada densidade energética e evitar bebidas açucaradas

4. Alimentação baseada alimentos vegetais

5. Limitar o consumo de carne vermelha e de carnes processadas.

6. Limite o consumo de bebidas alcoólicas

7. Preservação, processamento preparo: - Evite cereais e grãos mofados

- Limite o consumo de sal

 

8. Suplementos: atingir as recomendações a partir da dieta

Recomendações especiais:

• Promover a aleitamento materno

• Sobreviventes (não em tratamento): seguir as mesmas orientações para prevenção

O tratamento pode ser doloroso e pesado, coloque-se à disposição das pessoas que estão nesse processo. Altos e baixos emocionais são comuns, mas boas doses de amor e apoio são fundamentais na luta contra o câncer.

 

Referências

 

American Institute for Cancer Research. Alimentos, Nutrição, Atividade Física e Prevenção de Câncer: uma perspectiva global. Rio de Janeiro: INCA, 2007.12p

 

Please reload

Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
Arquivo
Please reload

Tag Cloud