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Retenção de líquido

19/11/2018

              A retenção de líquido é um inchaço (edema) que ocorre, principalmente, nos braços, pernas e barriga.  O inchaço pode ser identificado quando há marcas de pressão das meias ou sapatos, ou quando apertamos certa parte do corpo e ela muda de cor. É comum sentir dores corporais e, algumas vezes, pele ressecada, irritabilidade, desconforto intestinal e dificuldade na digestão quando estamos retendo muito líquido. Cientificamente falando, o edema é resultado do extravasamento de um líquido que sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo, conferindo o aspecto inchado e brilhante da pele.

 

            A retenção de líquido pode ocorrer por diversas causas como alto consumo de alimentos industrializados; problemas renais, cardíacos e hepáticos; sedentarismo; doença da tireoide; remédios anti-hipertensivos; reações inflamatórias e pouca ingestão de água.

            Os produtos industrializados e os alimentos ricos em sódio (como enlatados e embutidos) contribuem de forma significativa para o inchaço. O sódio, quando absorvido pelas células, carrega água junto gerando inchaço em algumas áreas específicas. O sódio é fundamental e não pode ser excluído completamente da nossa dieta, mas deve ser consumido com moderação.

            Bebidas alcoólicas também são responsáveis pelo aumento da retenção de líquidos. São capazes de desidratar e nos deixar bastante inchados dependendo da quantidade ingerida. Doces e farinhas refinadas também não são ideais para quem está fugindo do inchaço. A alimentação saudável é um pilar bastante importante para evitar que ocorra a retenção hídrica e impedir que aquela sensação desconfortável apareça.

            A retenção hídrica pode ocorrer por motivos que vão além da nutrição, porém é importante que as frutas, verduras, legumes, grãos integrais, água, chás e boas fontes de proteínas e gorduras estejam inseridas na sua alimentação. Os chás de hibisco, boldo e verde são diuréticos e podem ajudar na retenção, mas não devem ser consumidos em excesso e sempre acompanhados de água para evitar desidratação. Outra dica é consumir de 2 a 3 litros de água por dia! Muito fala-se também da drenagens e massagens modeladoras para eliminar o líquido retido.

            Apesar dos relatos e da sensação que temos ao sentirmo-nos inchados, não existem evidencias cientificas que comprovem sua real existência como consequência de alimentação. É por isso que informações indevidas encontradas em blogs e escritas por leigos não devem ser consideradas.

           

           

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