Contar Calorias Funciona Para a Perda de Peso? Dica Pra Aproveitar o Feriado

Gente, gostei tanto desse texto que decidi compartilhar com vocês pois hoje recebi diversas mensagens dos meus clientes sobre o que comer no feriado. A resposta básica e simples: comida! Usem as refeições livres pois já foi planejado (=calculado) esse "excesso", como está no texto. mas respeitem essas refeições e não extrapolem nas outras caso saiam da rotina proposta. No mais, APROVEITEMMMM muito o feriado!!

Beijo!!


Dieta flexível: conceito e aplicação prática

texto do site Integralmedica através do Dr. Felipe Donatto

Atualmente na internet, o número de informações sobre dieta, alimentos e suplementos é grande e tende a crescer cada vez mais, entretanto, a obesidade mundial cresce exponencialmente. Fica a dúvida: será que dietas restritas em calorias funcionam para uma perda de peso sustentável?

Em 2005, o fisiologista americano Lyle McDonald escreveu o livro “Guia da Dieta Flexível” (1) o qual mudou a forma de ver a dieta e a composição dos alimentos contidos nela. A possibilidade de comer alimentos considerados “não saudáveis” (sorvete, chocolate, pizza e lanches) e ainda ter resultado de redução de gordura corporal, chamou muito a atenção e se tornou muito popular nos EUA. Mas como explicar isso? qual é a magica?

O principio básico cientifico da dieta flexível é o balanço de calorias consumidas versus a necessidade de calorias do indivíduo, sendo assim, se um indivíduo consome 1500kcal durante o dia e sua necessidade é de 2000kcal, neste exemplo, o déficit calórico de 500kcal faz com que ele tenha uma redução de peso corporal, independente da qualidade e a fonte das calorias. Este tipo de estratégia faz com que o ato de “fazer dieta” fique menos penoso, pois a escolha de alimentos mais palatáveis, maior possibilidade de incluir alimentos e menos proibições, não geram os problema de compulsão alimentar, como acontecem em dietas hipocalóricas restritas.

Como tudo que é novo gera desconfiança, temos alguns exemplos de aplicações práticas com indivíduos americanos, como por exemplo o professor de nutrição humana da Universidade do Kansas, Mark Haub (2), que durante 10 semanas consumiu uma dieta hipocalórica contendo 1/3 das calorias de doces e chocolate e mesmo assim perdeu peso e ainda melhorou seus parâmetros bioquímicos (perfil lipídico). Essa é mais uma confirmação que o total de calorias consumidas no dia é mais importante do que a qualidade dos alimentos.

Para simplificar, vamos calcular uma dieta de 2000kcal contendo 40% de carboidratos, 40% de proteínas e 20% de lipídios. Traduzindo em gramas de cada nutriente temos: 200g de carboidrato, 200g de proteína e 44,5g de lipídios. Vamos imaginar que o indivíduo do exemplo coma uma porção de pizza que contenha 50g de carboidrato, 15g de proteína e 25g de lipídios. Esta dieta não está arruinada como a maioria das pessoas podem pensar, pois na verdade se o indivíduo incluir este valor da pizza no total, ainda no dia falta 150g de carboidrato, 185g de proteína e 19,5g de gordura. Seria este o pensamento matemático de uma dieta flexível.

Logicamente que não é saudável escolher somente alimentos processados, pois eles tem muito sódio, gordura trans e são pobre em fibras, deixando a pessoa com menos saciedade e mais fome durante o dia. Assim se colocarmos um exemplo que se for consumido 80% das calorias totais do dia com alimentos ricos em nutrientes e fibras (saudáveis), teremos 20% de alimentos com menor qualidade nutricional (não saudáveis) que podem ser consumidos e mesmo assim, se o total calórico do dia for respeitado, teremos um resultado positivo com essa estratégia nutricional.

Parece mentira, mas a ciência sempre vence! No fim das contas, é uma estratégia que necessita de conhecimento nutricional, ferramentas que ajudem na contagem dos macronutrientes e calorias dos alimentos e logicamente a disciplina para “bater os macros” diariamente.

Procure sempre um nutricionista para te orientar na organização da dieta e suplementação nutricional.

Referência:

Site: https://integralteam.integralmedica.com.br/dieta-flexivel-conceito-e-aplicacao-pratica/?utm_campaign=im_3__novembro_dieta_flexivel&utm_medium=email&utm_source=RD+Station 1) Lyle McDonald. A Guide to Flexible Dieting, 2005. 2) http://edition.cnn.com/2010/HEALTH/11/08/twinkie.diet.professor/index.html

Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
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