Por onde começar a reeducação alimentar

Com a nova vida moderna vem aparecendo maus hábitos da alimentação e o número de pessoas que estão acima do peso é cada vez maior. Neste novo cenário, a procura por dietas da moda ou mesmo remédios milagrosos vem aumentado. A cada semana a tentativa é por uma nova dieta, na maioria das vezes extremamente restritas e rigorosas a apenas alguns tipos ou grupos de alimentos, o que acaba por frustrar e desencorajas as pessoas que lutam contra a balança.

Com as dietas restritivas ou inibidores de apetite pode ocorrer o efeito sanfona, onde gera-se um quadro de grande perda de peso em um curto período de tempo, acarretando em sérios problemas para a saúde e no retorno do peso perdido ou até mais após o final do regime forçado.

Diante disso, considerar que os hábitos alimentares de determinada população precisam ser alterados é um grande desafio para a educação em nutrição, dado que esses envolvem relações entre pessoas e comportamentos humanos.

A formação dos hábitos alimentares se processa de modo gradual, desde a infância, logo, é necessário que as mudanças de hábitos sejam alcançadas a médio/ longo prazo, sob orientação do nutricionista. Não se deve esquecer que, nesse processo, também estão envolvidos valores culturais, sociais, afetivos, emocionais e comportamentais, que precisam ser cuidadosamente integrados às propostas de mudanças.


Abaixo, seguem 5 dicas que irão te ajudar nesse novo processo:

1º - Procure um profissional capacitado: Ter alguém que te acompanhe, te instrua e ajude a alcançar seus objetivos é essencial durante o processo da reeducação alimentar. O nutricionista vai ajudar a organizar a rotina e indicar os alimentos que não podem ficar de fora da sua alimentação, fazendo com que não haja nenhuma deficiência de nutrientes, acarretando outras complicações.

2 - Organize os alimentos em casa: Guarde os alimentos já lavados e descascados para facilitar a rotina e até mesmo o preparo das refeições, se puder, congele-os, garantindo assim uma maior durabilidade dos alimentos. Por se tratar de uma reeducação, provavelmente você vai carregar marmita durante um tempo, assim, Cristiane Coronel indica: "Utilize bolsa térmica adequada que você possa levar o almoço congelado e descongelar no local de trabalho".

3 - Prepare os lanches com antecedência: Geralmente, quando nos propusemos a comer, já estamos há um tempo com fome e vamos comendo tudo que vemos pela frente. Por isso, já inclua alguns ingredientes na lista de compras e se antecipe nos lanchinhos: "Lanches frios como frutas, iogurtes, queijos, castanhas, sanduichinhos, devem ser inseridos nos intervalos das refeições principais", indica a nutricionista

4 - Mantenha o corpo hidratado: A água é indispensável seja na dieta ou em uma reeducação alimentar. Segundo Cristiane, o profissional nutricionista vai avaliar o quanto você ingere de água hoje e o quanto precisa se adequar para conquistar sua saúde: "Use garrafas adequadas para transportar sua água, e tenha o hábito de estar sempre tomando", destaca.

5 - Faça atividades físicas: Uma alimentação saudável e equilibrada já vai melhorar muito a sua vida. Mas, aliada à prática de exercícios os benefícios são potencializados. As atividades regulares vão ajudar a perder aqueles quilinhos extras acumulados ao longo do tempo, além de fortalecer ossos e músculos, garantindo um corpo saudável e mais bem disposto.

Referencias bibliográficas

CERVATO-MANCUSO, Ana Maria; VINCHA, Kellem Regina Rosendo; SANTIAGO, Débora Aparecida. Educação Alimentar e Nutricional como prática de intervenção: reflexão e possibilidades de fortalecimento. Physis: Revista de Saúde Coletiva, [s.l.], v. 26, n. 1, p.225-249, mar. 2016. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312016000100013.

SANTOS, Ligia Amparo da Silva. Da dieta à reeducação alimentar: algumas notas sobre o comer contemporâneo a partir dos programas de emagrecimento na Internet. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 2, n. 20, p.459-474, jan. 2010.

VINHOLES, Daniele Botelho; ASSUNÇÃO, Maria Cecília Formoso; NEUTZLING, Marilda Borges. Freqüência de hábitos saudáveis de alimentação medidos a partir dos 10 Passos da Alimentação Saudável do Ministério da Saúde. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio Grande do Sul, v. 4, n. 25, p.791-799, abr. 2009.

Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
Arquivo
Tag Cloud
Dra. Isabelle Zanoni :: Nutricionista Esportiva : Perdizes/SP

Eu posso lhe atender nos seguintes locais:

Consultório

Rua Fabia, 759 - Vila Romana

AP Academia

Rua Ribeirão Vermelho, 459 - Pirituba

Agende sua Consulta!

Telefone: (11) 99301-0889

contato@conceitovitamine.com

Para Consultorias em Saúde, Palestras, Eventos e Cursos, entre em contato por e-mail

Siga nas Redes Sociais a Isabelle Zanoni

Facebook Isabelle Zanoni
Instagram Dra. Isabelle Zanoni

Todos os direitos reservados.