Como evitar a retenção de líquidos

                Hoje em dia o peso é um grande inimigo de muitas pessoas, entra e sai ano, as brigas com o peso continuam para a grande parte das pessoas. Mas porque depois de seguir fielmente a dieta da nutricionista, após um final de semana que você decidiu dar uma “escapada” seu peso subiu e você está triste a ponto de mandar mensagem para a nutricionista?

                Bom, antes de se desesperar, saiba que muito provavelmente você não aumentou consideravelmente a quantidade de gordura do seu corpo, o aumento de peso que você teve tem outros motivos: o aumento nos estoques de reservas de carboidrato que o seu corpo possui (glicogênio hepático e muscular) e também houve um aumento de retenção de líquidos no seu corpo, muito provavelmente pelo alto consumo de sódio da sua “escapada”, principalmente se houve o consumo de muitos fast foods.

             Mas não se preocupe, pois existem algumas soluções que podem te auxiliar a eliminar esse excesso de líquidos do seu corpo. Dentre elas vou destacar principalmente o consumo de sódio. Você pode ter um acúmulo de água dentro do seu corpo que será armazenada com o glicogênio, mas este glicogênio tem uma função importante de fornecer energia para os seus treinos. Então vamos focar somente no elevado consumo de sódio como algo “ruim”.

               Você perceberá que após voltar a dieta proposta pela nutricionista, seu peso irá reduzir, sabe qual o motivo? Simples, você provavelmente não fará ingestão de alimentos ricos em sódio: como embutidos (presunto, carnes processadas, salsichas e etc), pizzas, batata fritas, biscoitos recheados, lanches e salgados industrializados e diversos outros alimentos ricos em sódio.

                  Ou seja, você pode juntar as ferramentas e obter melhores resultados: como seguir uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, e também existem algumas outras estratégias como suplementos que podem estimular a diminuição de retenção de líquidos como os diuréticos.

Assim é importante ter uma rotina saudável, para evitar que seu peso fique oscilando e não interfira na sua saúde diária.

 

 

Please reload

Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
Arquivo
Please reload

Tag Cloud