Como aumentar a produção de óxido nítrico e ter maior PUMP

O mercado da suplementação nutricional existem uma “categoria” de produtos chamados estimuladores da vasodilatação. A base teórica do uso destes tipos de suplementos está na maior produção de óxido nítrico (ON) muscular, aumentando o fluxo sanguíneo para os tecidos usados durante o exercício e propiciando o conhecido “pump” (veias aparentes).

A maioria dos produtos nacionais são fonte de L-arginina, um dos aminoácidos envolvidos na produção de ON. Porém já foi demonstrado na literatura que 12g/dia de L-arginina + Alfacetoglutarato não aumenta o fluxo sanguíneo e a performance (1).

Na fisiologia é sabido que o fator de relaxamento arterial e o ON é biosintetizado pela arginina, oxigênio e na redução do nitrato inorgânico em condições de homeostase. Existem várias isoformas da enzima óxido nítrico sintetase (ONS) (2). Existe também outros componentes que são utilizados na produção de ON, como por exemplo o aminoácido citrulina, que bioquimicamente pode ser utilizada na produção de l-arginina, participando como doador nitrogenado na sinalização do ON. Sendo assim, a proposta do uso da L-citrulina pode ser uma opção para aumentar a vasodilatação durante o exercício físico, porém os resultados da literatura são conflitantes (3,4).

Outra substância que fisiologicamente pode estar relacionada com a produção de ON é o tripeptídeo Glutationa (5). A glutationa é uma molécula solúvel em água, com baixo peso molecular composta de cisteina, ácido glutâmico e glicina e possui uma participação importante no sistema antioxidante, fazendo parte do grupamento enzimático glutationa peroxidase. Sendo assim a proposta seria utilizar a suplementação conjunta de: Glutationa + L-citrulina para aumentar a produção de ON durante o exercício físico.

Em trabalho envolvendo fases in vitro, in vivo e finalmente em humanos, McKinley-Barnard e colaboradores demonstraram que a suplementação conjunta de 2,0g de L-citrulina + 200mg de glutationa aumentou a produção e disponibilidade do ON durante e após um teste agudo de força (6).

Outras formas de aumentar a produção de ON através da ingestão de alimentos fontes de nitratocomo por exemplo, beterraba, aipo e espinafre, pois após a absorção tem a formação em nitrito na corrente sanguínea e finalmente a oxido nítrico sintetase (enzima produtora) gera oxido nítrico. A suplementação é proposta para melhorar a função da fibra muscular do tipo II, resultando na melhora (3% a 5%) do desempenho dos exercícios de alta intensidade e de natureza intermitente.

Referências:

1.Willoughby DS, Boucher T, Reid J, Skelton G, Clark M. Effects of 7 days of arginine-alpha-ketoglutarate supplementation on blod flow, plama L-arginine, nitric oxide metabolites, and asymmetric dimethyl arginine after resistance exercise. Int J Sports Nutr Exerc Metab. 2011;21:291–9.1.

2. Boger R, Bode-Boger S. The clinical pharmacology of L-arginine. Annu Rev Pharmacol Toxicol. 2001;41:79–99.

3. Cutrufello PT, Gadomski SJ, Zavorsky GS. The effect of l-citrulline and watermelon juice supplementation on anaerobic and aerobic exercise performance. J Sports Sci. 2014;17:1–8.

4. Wax B, Kavazis AN, Weldon K, Sperlak J. Effects of supplemental citrulline malate ingestion during repeated bouts of lower-body exercise in advanced weight lifters. J Strength Cond Res. 2015;29:786–92.

5. Ghigo D, Geromin D, Franchino C, Todde R, Priotto C, Costamagna C, et al. Correlation between nitric oxide synthase activity and reduced glutathione level in human and murine endothelial cells. Amino Acids. 1996;10:277–81.

6. McKinley-Barnard et al. Journal of the International Society of Sports Nutrition (2015) 12:27

Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
Arquivo
Tag Cloud
Dra. Isabelle Zanoni :: Nutricionista Esportiva : Perdizes/SP

Eu posso lhe atender nos seguintes locais:

Consultório

Rua Fabia, 759 - Vila Romana

AP Academia

Rua Ribeirão Vermelho, 459 - Pirituba

Agende sua Consulta!

Telefone: (11) 99301-0889

contato@conceitovitamine.com

Para Consultorias em Saúde, Palestras, Eventos e Cursos, entre em contato por e-mail

Siga nas Redes Sociais a Isabelle Zanoni

Facebook Isabelle Zanoni
Instagram Dra. Isabelle Zanoni

Todos os direitos reservados.