Consumo de suco de beterraba no desempenho de treinamento de sprints repetidos em hipóxia

Suco de beterraba (SB) tem sido amplamente estudado como suplemento ergogênico no desempenho de atletas devido ao seu teor de nitrato dietético (NO3-). Além da ação vasodilatadora, estudos têm demostrado que sua suplementação pode aumentar a eficiência em exercícios de submáximo, a tolerância a treinamentos de alta intensidade e melhorar desempenho com relação ao tempo em situações de baixa disponibilidade de oxigênio e de acidose (hipóxia).

Neste sentido, Kent e equipe avaliaram o efeito da suplementação de SB rico em NO3- no desempenho de atletas durante treinos intervalados de curta duração (sprints repetidos) em ambiente hipóxico (nível do mar) em comparação com o grupo placebo.

O estudo foi realizado com 12 jogadores de futebol masculino que realizaram dieta de 48 kcal/kg de peso (sendo 8g de carboidratos/kg; 1,6g de proteína/kg e 0,8g de lipídeos/kg). Os participantes foram divididos em três grupos: condição normal de oxigênio sem suplementação do SB; condição de hipóxia com suplementação de SB; condição de hipóxia com placebo. A suplementação ocorreu na forma de shots concentrados (70 ml do SB contendo 6,45 mmol NO3-). Foram oferecidas duas doses (70 ml cada) 2 horas antes do treinamento de sprints repetidos na bicicleta ergométrica. O grupo placebo recebeu o mesmo suco, porém com o conteúdo de NO3- removido.

Os resultados mostraram que a suplementação de SB rico em NO3- não melhorou o desempenho em sprints repetidos; no entanto, reduziu a porcentagem de decréscimo de trabalho no primeiro tempo das repetições em comparação com o placebo. Este resultado mostra que a suplementação pode ser útil para atletas durante o início da partida de futebol, quando a intensidade é geralmente mais alta. Além disso, efeitos moderados para a redução do volume de oxigênio (VO2) durante o exercício submáximo sugerem que a suplementação de SB pode ser mais efetiva durante exercícios de resistência aeróbica.

Os autores concluíram que a suplementação de SB rico em NO3- pode reduzir o VO2 durante o exercício submáximo, porém não melhorou desempenho do sprint repetitivo na condição de hipóxia. Mais pesquisas são necessárias para determinar quais características individuais e tipo de exercício de alta intensidade podem se beneficiar dessa suplementação.

Referência: Georgina L. Kent, Brian Dawson, et al. The effect of beetroot juice supplementation on repeat-sprint performance in hypoxia. Journal of Sports Sciences. Journal of Sports Sciences, 2018.

Por: Viviane Lago

Please reload

Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
Arquivo
Please reload

Tag Cloud