Vitaminas para o dia a dia

As vitaminas são moléculas orgânicas essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Elas são necessárias em diversas áreas do corpo como, por exemplo, nas funções enzimáticas responsáveis por diversas reações dentro do nosso sistema. Apesar de serem super importantes, não devemos utilizar suplementos vitamínicos sem prescrição, pois o excesso dos mesmos (hipervitaminose) pode gerar malefícios à saúde, bem como sua deficiência (hipovitaminose). Existem recomendações da quantidade diária de vitaminas que deve ser ingerida sem que a mesma traga prejuízos à saúde.

As vitaminas podem ser hidrossolúveis ou lipossolúveis. Vamos entender um pouco melhor?

Vitaminas Hidrossolúveis: são vitaminas solúveis em água que são absorvidas pelo intestino e transportada, através do sangue, até os tecidos que irão utiliza-la. Dentro desse grupo temos todas as vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12) e a vitamina C.

Fontes alimentares de vitaminas hidrossolúveis: proteínas animais (frango, carne, fígado, peixes, ovos, frutos do mar), feijão preto, abacate, banana, espinafre, melancia, grão de bico, gergelim, semente de girassol, couve flor, melão, amêndoas, ameixas, entre outros.

Vitaminas Lipossolúveis: são vitaminas solúveis em óleo e não solúveis em água. Para serem absorvidas, necessitam da presença de bile e suco pancreático. São absorvidas no intestino e depois levadas até os tecidos através do nosso sistema linfático. Dentro desse grupo temos as vitaminas A, D, E e K. As duas primeiras são armazenadas, principalmente, no fígado. A vitamina E é armazenada nos tecidos gordurosos e, em menor escala, nos órgão reprodutores. O organismo não consegue armazenar muita quantidade de vitamina K.

Fontes alimentares de vitaminas lipossolúveis: vísceras, leite e derivados, peixes de águas frias (pois possuem maior teor de gordura, como sardinha, atum, salmão), sementes de girassol, amêndoas, amendoim, vegetais verde escuro, cogumelos, óleo de fígado e ovos.




As vitaminas são fundamentais para o nosso organismo pois participam ativamente dos processos bioquímicos. A boa alimentação é essencial para que as recomendações diárias de vitaminas sejam alcançadas. A suplementação só é necessária quando a alimentação não alcança as quantidades ideais de vitaminas. Por isso é importante se alimentar da forma mais natural possível, sempre com variedade e qualidade.


Referencias Bibliográficas

SCHUCH, Natielen Jacques; GARCIA, Vivian Cristina; MARTIN, Ligia Araújo. Vitamina D e doenças endocrinometabólicas. Arq Bras Endocrinol Metab, São Paulo, v. 5, n. 53, p.625-633, 26 abr. 2009.

MARQUES, Cláudia Diniz Lopes et al. A importância dos níveis de vitamina D nas doenças autoimunes. Rev Bras Reumatol, Recife – Pe, v. 1, n. 50, p.67-80, jan. 2010.

CATANIA, Antonela Siqueira; BARROS, Camila Risso de; FERREIRA, Sandra Roberta G.. Vitaminas e minerais com propriedades antioxidantes e risco cardiometabólico: controvérsias e perspectivas. Arq Bras Endocrinol Metab, São Paulo, v. 5, n. 53, p.550-559, 2 maio 2009.

BRUICE, P. Y. Química Orgânica. 4ª. Ed., Vol. 2. Pearson Prentice Hall, 2006, cap. 26, pg. 503

Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
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