Veganismo e os benefícios para o Planeta

04/06/2018

             Quando falamos em veganismo a maioria das pessoas associam o movimento principalmente à compaixão pelos animais, mas ato de restringir o consumo de carne e produtos animais também está associado a preocupação com o meio ambiente.

           O movimento segunda sem carne propõe que apenas um dia da semana todos restrinjam o consumo de carne e mostra o impacto de apenas 220g que são consumidos em dia:

 

 

 

            Na indústria da carne além dos gases emitidos na atmosfera e a quantidade de água utilizada para os gados serem muito preocupantes, as florestas desmatadas são o maior sinal de alerta.

            De acordo com um pesquisador integrante do Departamento de Ecologia, Divisão de Bioecologia, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), “a cultura da soja na Amazônia teve um impacto muito grande na floresta Amazônica, principalmente em Mato Grosso, ao longo da rodovia BR-163, no final dos anos 1990, quando ocorreu o boom da soja em conseqüência do seu preço no mercado internacional, que era bastante compensador na época. Porém, o grande vilão da floresta continua sendo a pecuária extensiva, ou seja, a conversão de florestas em pastos para gado bovino. Pode-se dizer que 80% do desmatamento da Amazônia deve-se à pecuária”.

            Ou seja, vemos que tanto para manter os gados bovinos é necessário o desmatamento para criação de pastos, e para alimentar esses animais com soja e outros grãos ainda ocorre mais um desmatamento para cultivar a ração. Portanto o consumo de carne esta diretamente ligado aos danos ao meio ambiente. O processo de desmatamento é um problema global, colocando em ameaça os recursos naturais, o meio ambiente e o equilíbrio ecológico do planeta. Que tal começarmos com um dia da semana sem carne?

Procure sempre uma nutricionista para melhor elaboração de uma alimentação vegetariana!

 

Fonte:

INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS. 80% do desmatamento da Amazônia se deve à pecuária. Rio Grande do Sul, 2007. http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&view=article&id=738&secao=211

Please reload

Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
Arquivo
Please reload

Tag Cloud