Você sabia que é permitido levar a sua comida para o avião?

As comidas oferecidas durante os voos não são as opções mais saudáveis e nem as mais saborosas. Se você não quer comer a comida que oferecem no avião ou quer manter a sua dieta durante a sua viagem a solução é simples: leve a sua comida!

Sim, é possível se alimentar bem tanto em voos curtos ou longos, domésticos ou internacionais. Porém, verifique sempre as condições para a companhia ou destino, pois alguns líquidos podem ser proibidos no embarque. Algumas frutas ou alimentos frescos podem ser barrados quando chegar ao seu destino, tendo que consumir antes de desembarcar, e para alguns destinos proibidos até mesmo antes do embarque (eu mesma já fui parar na polícia ambiental por isso, simplesmente porque levei a mais do que o necessário e não comi kkkkkk).


Como posso levar a minha comida para o avião?


O mais prático e higiênico é levar em embalagens descartáveis, pois a medida que você vai comendo já vai descartando e diminuindo o peso da sua bolsa térmica. Sem contar que já elimina o trabalho de ter que lavar os potes. As frutas embaladas no papel alumínio, filme ou picadas dentro de vasilhas.

Obs. Caso queira esquentar sua marmita peça para um comissário de bordo aquecer em micro-ondas que as aeronaves já possuem.

Para se organizar e levar a quantidade certa de comida veja o horário e duração do seu voo (manhã, tarde e noite) e considere também o tempo fora do avião para embarque e desembarque. Desta forma é possível organizar quais refeições serão realizadas, por exemplo: seu voo será de 12 horas das 6:00h da manhã até 18:00h da tarde. Você levará o café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Mas isso também dependerá da individualidade de cada um, como sua dieta é fracionada, quantas refeições costuma fazer, se come de 3 em 3 horas ou não, se tem fome e por aí vai...

Além disso, pense em refeições que aguentem mais tempo fora da geladeira, no caso dentro da bolsa térmica, e que não possuem odor forte. Refeições práticas para preparo e leves até mesmo para evitar qualquer desconforto durante o voo e se preferir que possam ser consumidas frias.


Sugestão de lanches para levar:

  • Mix de nuts (Amêndoas, castanhas, nozes, etc.);

  • Frutas desidratadas ou liofilizadas (Ameixa, damasco, abacaxi, maçã, etc.);

  • Frutas frescas (Maçã, pêra, banana, etc.);

  • Bolachas de arroz;

  • Pasta de amendoim;

  • Hommus;

  • Barrinha proteica ou nuts ou cereal (Obs. Escolher as com boa tabela nutricional e ingredientes do bem, como já falamos no texto de rótulos);

  • Sanduíche natural caseiro, que você encontra a receita no livreto do site;

  • Tapioca ou Crepioca;

  • Snacks “fits” doce ou salgado (Tortinhas, bolinhos, brownie, coxinha, cookies, etc.)...


Sugestão de pratos práticos para levar:

  • Escondidinho (frango com batata doce, cogumelos com mandioquinha, etc.);

  • Espaguete de abobrinha (bolonhesa, frango desfiado, etc.);

  • Macarrão integral (atum, frango com legumes, etc.);

  • Lasanha de berinjela (bolonhesa, creme de ricota, tofu, etc.);

  • Salada de quinoa (legumes, cogumelos, mix nuts e frutas secas, frango desfiado, etc.);

  • Salada de grão de bico com arroz integral;

  • Hambúrguer caseiro (carne, frango, vegetariano), legumes e verduras, arroz integral ou batata;

  • Comida, comida e comida sempre!

Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
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Dra. Isabelle Zanoni :: Nutricionista Esportiva : Perdizes/SP

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