A Dieta Vegetariana e o Ganho de Massa Muscular

02/05/2018

              Independente do tipo de dieta, seja vegetariana ou onívora, é possível obter o ganho de massa muscular, pois isso vai depender do aporte de proteínas que deve ser atingida ao longo do dia, e é claro que a quantidade dessa necessidade proteica vai variar para cada indivíduo.

            O que acontece na dieta vegetariana é que a fonte proteica será diferente da dieta onívora, inclusive a sua composição varia, proteínas de fonte animal como carne são compostas apenas de proteína, já as proteínas vegetais possuem carboidratos em sua composição.

            De qualquer maneira, o que vai importar para o ganho de massa muscular é a somatória de proteínas ao fim do dia. Quando bem planejada a dieta apenas com as proteínas vegetais são capazes de atingir a necessidade diária para atingir tal objetivo. E é importante ressaltar que qualquer tipo de dieta mal planejada não trará resultados.

E quais são as principais fontes de proteínas vegetais?

  • Feijões (carioca, preto, azuki, vermelho, rajado, branco, rajado.)

  • Grão de bico

  • Lentilhas

  • Ervilha

  • Fava

  • Edamame

  • Soja em grão

  • Tofu (Queijo de Soja)

  • Soja texturizada

 

         Outros alimentos como sementes, cereais, legumes e cogumelos possuem um pequeno aporte de proteínas, portanto, ao se alimentar de forma variada, colocando todos os grupos alimentares (proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e minerais) no prato e fracionando as proteínas ao longo dia conseguimos resultados para ganho de massa muscular.

   Ainda assim existem opções de suplementação para vegetarianos caso as necessidades sejam maiores, como ocorre em atletas onívoros também. Procure sempre uma nutricionista, a orientação individual é a maior chave para atingir seus objetivos.

 

Fonte: Alessandra Luglio – Dieta vegetariana e ganho de massa muscular (vídeo no Science play)

Please reload

Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
Arquivo
Please reload

Tag Cloud