Você sabe ler rótulos?

26/02/2018

A leitura correta de rótulos pode mudar todo seu comportamento alimentar.

Uma coisa interessante é: se ele tiver muito mais coisas que você desconhece do que coisas que você conhece, não compre esse alimento. Provavelmente ele nem é considerado um alimento para o nosso corpo.

 

Nos rótulos, os alimentos descritos estão em ordem decrescente de quantidade. , o segundo é o que está em segunda maior quantidade, e assim vai.

 

Então, preste atenção em alimentos que dizem ser integrais, porém a primeira farinha é farinha de trigo refinada enriquecida com ferro e ácido fólico e não farinha integral.

 

 

Para saber se um alimento é realmente fonte de fibras, faça a conta. Se em 100g desse alimento tiver 3g de fibras, ele será uma fonte. E se em 100g de alimento tiver 6g de fibras, ele será rico em fibras.

 

 

Fique ligado na quantidade de açúcares, pois normalmente eles vêm disfarçados como “maltodextrina”, “amido modificado”, “xarope de glicose”, “açúcar líquido invertido” e farinhas brancas. Fuja dos ANTES – emulsificante, corante, conservante, estabilizante, etc. – Se eles aumentam o tempo de vida do alimento na prateleira, imagina quanto tempo que eles duram no nosso corpo, e o que eles fazem com os micro-organismos benéficos que deveríamos ter nos colonizando para manutenção da saúde. A verdade é que devemos diminuir o consumo de alimentos que contém rótulos, e aumentar o consumo de alimentos que vendem na feira. Pense nisso!!!

Fique atento também para os alimentos que contém açúcar como seu primeiro ingrediente. Evite;

A quantidade diária de sal recomendada pela Organização Mundial Saúde e Sociedade Brasileira de Hipertensão deve ser de 5 gramas, o que representa 2 gramas de sódio.

 

Alimentos Diet e Light tem uma grande diferença; Alimentos são considerados diet quando foi retirada totalmente de sua fórmula original algum ingrediente, como o açúcar. Porém um grande perigo é que há uma grande adição de adoçantes, que estão longe de fazer bem para o nosso organismo. Evite adoçantes em excesso. Já os alimentos considerados light são porque algum ingrediente foi REDUZIDO de sua fórmula original. Como a redução de gorduras. Mas não é só porque um requeijão é light e tem menos gordura que ele fará bem ou menos mal.

 

 

Texto escrito por: Giulia Gamberini, graduanda em nutrição pelo Centro Universitário São Camilo.

 

 

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BRASIL. Constituição (1998). Portaria nº 27, de 13 de janeiro de 1998. Aprova o Regulamento Técnico referente à Informação Nutricional Complementar (declarações relacionadas ao conteúdo de nutrientes), constantes do anexo desta Portaria.Portaria Nº 27, de 13 de janeiro de 1998. Brasília, DF: Svs/ms - Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância Sanitária.

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Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
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