Saúde do Trato Gastrointestinal e sua relação com a glutamina


O trato gastrointestinal pode ser considerado como a porta de entrada do organismo e problemas com o seu funcionamento podem repercutir por todo o corpo. O intestino é considerado a primeira barreira do organismo frente às diversas substâncias encontradas nos alimentos, desde nutrientes até moléculas nocivas. A ausência de um dos componentes de barreira intestinal como as células intestinais e suas junções (tight junctions), sistema imunológico e microbiota intestinal, ou até o desequilíbrio entre eles pode levar ao aumento da permeabilidade intestinal. Esse aumento constitui um fator desencadeador da inflamação sistêmica, pois permite maior translocação bacteriana e de fragmentos bacterianos para a circulação, o que pode originar quadros inflamatórios graves e agudos, leves ou crônicos, denominados endotoxemia. E se grandes moléculas de alimento não digeridas completamente atravessam a parede intestinal, elas podem gerar uma resposta do sistema imune que pode eventualmente levar a uma desordem na autoimunização.

Devido o impacto na saúde e na qualidade de vida, é necessário o estudo de estratégias para minimizar ou reverter essas alterações de permeabilidade intestinal, na inflamação sistêmica e na composição corporal. Neste contexto, surge a suplementação com a glutamina.

A glutamina é o aminoácido mais abundante no organismo e condicionalmente essencial nas situações de aumento do catabolismo e estresse oxidativo. Ela atua como substrato energético para as células de rápido crescimento e diferenciação, incluindo as células do intestino e do sistema imunológico. É capaz de atuar na modulação da inflamação. A glutamina é presentemente o composto mais conhecido para a redução da permeabilidade intestinal.

No que diz respeito à modulação da inflamação, a glutamina além de aumentar as defesas antioxidantes, ela evita a translocação bacteriana, por proteger a mucosa intestinal, eleva a síntese de proteínas que diminuem o processo inflamatório e é utilizada como fornecedora de energia para linfócitos e precursores de citocinas. Também pode exercer a síntese e atividades de células do sistema imunológico e o recuperar.

Com certeza, a glutamina pode ser um auxilio para a recuperação da saúde do trato gastrointestinal, acarretando assim, em uma saúde sistêmica ao todo, pois um intestino saudável é sinônimo de saúde no geral, e saúde é sinônimo de intestino saudável.

Procure seu nutricionista para mais esclarecimentos sobre a saúde do seu trato gastrointestinal, e como fazer para melhorá-lo. Lembre-se, suplementação é sempre individualizada.

Referências

AMASHEH, Maren et al. Barrier Effects of Nutritional Factors. Annals Of The New York Academy Of Sciences, v. 1165, n. 1, p.267-273, maio 2009.

FREITAS, Angélica Marques de Pina. Efeito na suplementação de glutamina sobre a inflamação sistêmica e na composição corporal de idosos. 2014. 133 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Interunidades em Nutrição Humana Aplicada, Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Usp, São Paulo, 2014.

LOBO, Grazianne Magela; SANTOS, Maysa Paula dos. Benefícios do uso da glutamina em pacientes críticos. Rev Bras Nutr Clin, v. 27, n. 2, p.112-118, jan. 2012.

RAPIN, Jean Robert; WIERNSPERGER, Nicolas. Possible links between intestinal permeablity and food processing: a potential therapeutic niche for glutamine. Clinics, v. 65, n. 6, p.635-643, 2010.

WANG, X. et al. Glutamine treatment decreases plasma and lymph cytotoxicity during sepsis in rats. Acta Biochimica Et Biophysica Sinica, v. 44, n. 9, p.774-782, 10 jul. 2012.

Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
Arquivo
Tag Cloud
Dra. Isabelle Zanoni :: Nutricionista Esportiva : Perdizes/SP

Eu posso lhe atender nos seguintes locais:

Consultório

Rua Fabia, 759 - Vila Romana

AP Academia

Rua Ribeirão Vermelho, 459 - Pirituba

Agende sua Consulta!

Telefone: (11) 99301-0889

contato@conceitovitamine.com

Para Consultorias em Saúde, Palestras, Eventos e Cursos, entre em contato por e-mail

Siga nas Redes Sociais a Isabelle Zanoni

Facebook Isabelle Zanoni
Instagram Dra. Isabelle Zanoni

Todos os direitos reservados.