Dislipidemias

A idade, a obesidade, as dietas ricas em gordura saturada e colesterol, dietas ricas em carboidratos e açúcares simples, fatores genéticos, alguns fármacos, doenças relacionadas à síndrome metabólica, e a inatividade física são alguns fatores que levam ao aparecimento de dislipidemias.


Os fatores dietéticos que estão relacionados à hipercolesterolemia isolada são as dietas ricas em gordura trans, saturada, colesterol. Lembrando também, que não somente o excesso do colesterol é prejudicial à saúde, como a sua qualidade também. O estilo de vida estressante, a má alimentação ao todo, o alto consumo de álcool e cigarro, dentre outros, ajudam a aumentar o estresse oxidativo, e oxidar o colesterol presente na corrente sanguínea. A presença de colesterol oxidado aumenta o risco de doença arterial coronariana. A doença arterial coronariana é a mais mortal das doenças cardiovasculares.

Já o fator dietético relacionado à hipertrigliceridemia isolada é o alto consumo de carboidratos simples. Níveis muito elevados de TG, principalmente > 1.000 mg/dl, representam risco importante de pancreatite aguda e justificam prontas medidas de intervenção de restrição alimentar.

O excesso de carboidratos na dieta pode levar à um quadro de resistência a insulina, podendo também desencadear um aumento do colesterol sanguíneo assim como a ausência de insulina aumenta a concentração de colesterol sanguíneo.

A redução do consumo de gordura trans e carboidratos simples, diminuição do consumo de industrializados, a ingestão de fitoesteróis, ingestão de fibras solúveis, a redução do peso e o aumento de atividade física são fatores que ajudam à diminuir as dislipidemias que tem origem secundária, ou seja, as dislipidemias que são causadas por um estilo de vida não saudável.

Uvas vermelhas, vinho tinto, chás (principalmente o chá verde), o cacau e o azeite de oliva – flavonóides, resveratrol – e a vitamina E, devem estar presentes em qualquer plano alimentar preventivo a dislipidemias. A vitamina E é o antioxidante mais concentrado carreado pela LDL-c, inibem a oxidação e diminuem o risco para doenças cardiovasculares. Para saber mais sobre qual a melhor dieta para ajudar a controlar melhor os níveis de colesterol, procure um nutricionista.

Referências

BRASIL. Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC. I Diretriz sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular. v. 100, n. 1, suplemento 3. Rio de Janeiro: SBC, 2013.

BRASIL. Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC. V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. v. 101, n. 4, suplemento 1. Rio de Janeiro: SBC, 2013.

Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
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Dra. Isabelle Zanoni :: Nutricionista Esportiva : Perdizes/SP

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