Como escolher o seu suplemento

Na hora de escolher seu suplemento, é importante não apenas verificar o valor do produto, mas também a credibilidade, qualidade e finalidade.

O whey protein, a proteína do soro do leite, é um dos suplementos mais utilizados por desportistas nos dias atuais, e nem sempre sua finalidade é bem esclarecida. Muitos usam deste suplemento para a manutenção, aumento e algo relacionado com a massa muscular. De fato, o consumo de proteínas está relacionado com a manutenção da massa muscular. Porém, para obter os resultados de manutenção e crescimento muscular, é ideal que o consumo de proteínas seja ajustado durante todo o dia, e não simplesmente tomando uma suplementação pré ou pós-treino.

Existem três tipos de filtragem de whey protein: Whey Protein Concentrado (WPC), Whey Protein Isolado (WPI) e Whey Protein Hidrolisado (WPH).

O whey protein concentrado (WPC) é composto pela proteína intacta e deve ser digerido normalmente para ser absorvido, portanto tem absorção mais lenta. Contém lactose e suas moléculas estão inteiras, por isso, não é indicado para intolerantes ou pessoas com alergia à proteína do leite.

O whey protein isolado (WPI) passa por um processo de filtração onde pode haver quebra das estruturas, tornando a absorção mais rápida, possui oferta imediata de aminoácidos para os músculos após os treinos e é praticamente livre de lactose e gorduras, oferecendo proteína na forma pura, cerca de 90% a 95% de sua composição.

O whey protein hidrolisado (WPH) possui proteínas isoladas quebradas em partículas menores, fazendo com que a absorção dos aminoácidos livres seja mais rápida, disponibilizando-os rapidamente para a construção muscular no período pós-treino. É a melhor opção para intolerantes à lactose.

A escolha pode variar de acordo com o seu objetivo. Se precisar de um aporte imediato de proteínas, o consumo da versão isolada e hidrolisada é o mais indicado, devido à sua rápida absorção. Já o whey concentrado pode ser consumido caso não precise de um aporte tão rápido, pois levará mais tempo para ser digerido.

Na hora de escolher seu suplemento, certifique-se também de que ele é o mais puro possível, com menos aditivos alimentares como conservantes, aromatizantes, antiumectantes, corantes. E prefira os que são adoçados com adoçantes naturais como stévia, xilitol, eritritol, maltitol e taumatina.

Referência

NATUE. Saiba como escolher o whey protein ideal pra você. Disponível em: <https://www.natue.com.br/natuelife/saiba-como-escolher-o-whey-protein-ideal-para-voce.html>. Acesso em: 27 de mar. 2017.

Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
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Dra. Isabelle Zanoni :: Nutricionista Esportiva : Perdizes/SP

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