Periodização Nutricional

Texto de Autoria: Pedro Perim


O termo periodização por muito tempo foi ligado apenas à parte de treinamento de atletas, porém, recentemente o termo periodização nutricional vem sendo utilizado com bastante frequência. A periodização nutricional se refere à estratégia utilizada dependente do tipo e intensidade do treinamento, rotina alimentar e objetivo do atleta. Uma das estratégias de periodização nutricional que vem ganhando certo destaque entre os profissionais é o método “training low”, que se baseia em um treinamento com baixa disponibilidade de carboidrato, que pode ser baixo glicogênio muscular, hepático ou baixa ingestão de carboidrato durante o exercício. A grande razão para esse treino com baixa disponibilidade de carboidratos é o aumento da expressão gênica que a partir de adaptações do treinamento, alterando alguns fenótipos e proporcionando uma melhora de rendimento. Outra terminologia utilizada é o “training high” que se refere ao treinamento com alta disponibilidade de carboidratos. Ao contrário da estratégia explicada acima, o “training high” visa que o atleta entre no treinamento com os estoques lotados de glicogênio hepático e muscular, e um consumo adequado de carboidrato durante o exercício. Isso, pela razão de que carboidrato se mostra como o substrato mais eficaz para manter a qualidade do exercício endurance e reduzir os sintomas da fadiga. Problemas gastrointestinais são bastante comuns em atletas endurance. Esses problemas podem ser explicados pelo fato do intestino não estar adequado para a absorção eficaz dos nutrientes, principalmente durante o exercício físico, quando o fluxo sanguíneo para o intestino é mais intenso. Por isso, outra estratégia para o atleta é chamada de “training the gut” que consiste em treinar e desenvolver a microbiota do atleta para que ocorra a correta distribuição de nutrientes, principalmente carboidratos, além de reduzir os problemas gastrointestinais durante o exercício físico. Contudo, a nutrição e o exercício físico andam em conjunto, para um melhor manejo alimentar de acordo com seu treino, consulte sempre um nutricionista.

Referência: Jeukendrup A. Sports Medicine. 2017

Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
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Dra. Isabelle Zanoni :: Nutricionista Esportiva : Perdizes/SP

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