Lactobacilos e Probióticos


O intestino humano é o habitat de aproximadamente 100 trilhões de micro-organismos e contém mais de 400 espécies bacterianas de importância fundamental para nossa saúde. Sabendo disso, sabe-se também que a composição da microbiota intestinal é essencial para a saúde e bem-estar do ser humano. O termo microbiota substitui o antigo termo “flora intestinal”.


A microbiota intestinal apresenta um complexo equilíbrio entre bactérias probióticas, bactérias comensais e bactérias patogênicas.

  • Bactérias probióticas: são aquelas que exercem efeitos benéficos sobre a nossa saúde. O termo probiótico deriva do grego e significa “pró-vida”, sendo o antônimo de antibiótico, que significa “contra a vida”;

  • Bactérias comensais: compreendem a maior parte das bactérias, podendo ter ações que promovem o equilíbrio ou o desequilíbrio das funções do Trato Gastro Intestinal (TGI);

  • Bactérias patogênicas: podem causar doenças agudas ou crônicas. Via de regra, estão presentes em pequenas quantidades. Quando existe a oportunidade, proliferam, suas toxinas podem lesionar a mucosa intestinal e são absorvidas para corrente sanguínea, causando distúrbios.

Há muito tempo atrás, pesquisas foram realizadas com populações que atingiam alta longevidade e com baixo índice de morbidade, e descobriu-se que o fator diferencial dessas populações sobre outras regiões com índices elevados de morbidades era o consumo de leites fermentados. Os leites fermentados são fontes de Lactobacillus, uma espécie de probiótico.

Os probióticos são usados em medicina humana na prevenção e tratamento de doenças, na regulação da microbiota intestinal, em distúrbios do metabolismo gastrintestinal, como imunomoduladores, e na inibição da carcinogênese.

Eles têm a função de síntese de vitaminas do complexo B e vitamina K; síntese de enzimas digestivas, sobretudo a enzima lactase, ajudando na digestão do leite e na digestão do leite; e também de protease e peptidase; regula o transito intestinal e a absorção de nutrientes; atua na redução dos níveis de colesterol sanguíneo; auxiliam na metabolização de medicamentos, hormônios, metais tóxicos e outros xenobióticos.

Lactobacillus é o gênero de bactérias probióticas predominante no intestino delgado. Existem mais de 80 espécies de Lactobacillus, porém cada indivíduo possui um diferente tipo de equilíbrio microbiano, que depende diretamente da permissão imunológica de cada um para que ele se desenvolva.

Estudos demonstram a eficácia de espécies de Lactobacillus no tratamento de infecções urinárias em mulheres, na prevenção e o alívio de certos tipos de diarreia, e na redução da incidência de infecções respiratórias em crianças.

Como essas bactérias são eliminadas nas fezes, há uma modificação na situação da microbiota intestinal diariamente. A colonização do TGI é temporária, e não permanente. O que faz com que seja necessário estar sempre atentos em busca de um equilíbrio da microbiota intestinal, e se necessário, suplementar com probióticos.

Procure uma nutricionista para te indicar o tipo e a dosagem mais indicados pra você, e lembre-se: a saúde começa no nosso intestino.


Fique atento: existem no mercado brasileiro, algumas marcas de leites fermentados que possuem açúcar, o que atrapalha a qualidade do produto probiótico. Leia sempre os ingredientes, e para melhores resultados o ideal é que a suplementação seja indicada e orientada por um nutricionista.

.

Referências:

DAVIDSON, Patrícia; CARVALHO, Gabriel de. Ecologia e Disbiose Intestinal. In: PASCHOAL, Valéria; NAVES, Andréia; FONSECA, Ana Beatriz B. L. da. Nutrição clinica funcional: dos princípios à prática clinica. São Paulo: Valéria Paschoal Editora, 2007. Cap. 5. p. 142-146.

LEBEER, S. et al. Functional Analysis of Lactobacillus rhamnosus GG Pili in Relation to Adhesion and Immunomodulatory Interactions with Intestinal Epithelial Cells. Applied And Environmental Microbiology, v. 78, n. 1, p.185-193, 21 out. 2011.

Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
Arquivo
Tag Cloud
Dra. Isabelle Zanoni :: Nutricionista Esportiva : Perdizes/SP

Eu posso lhe atender nos seguintes locais:

Consultório

Rua Fabia, 759 - Vila Romana

AP Academia

Rua Ribeirão Vermelho, 459 - Pirituba

Agende sua Consulta!

Telefone: (11) 99301-0889

contato@conceitovitamine.com

Para Consultorias em Saúde, Palestras, Eventos e Cursos, entre em contato por e-mail

Siga nas Redes Sociais a Isabelle Zanoni

Facebook Isabelle Zanoni
Instagram Dra. Isabelle Zanoni

Todos os direitos reservados.