Eu posso lhe atender nos seguintes locais:

Consultório

Rua Fabia, 759 - Vila Romana

Siga nas Redes Sociais a Isabelle Zanoni

Facebook Isabelle Zanoni
Instagram Dra. Isabelle Zanoni

Todos os direitos reservados.

Mastigação correta

24/07/2017

A mastigação pode ser caracterizada como a ação de morder, triturar e pasteurizar o alimento. É considerada a função mais importante, pois corresponde à fase inicial do processo digestivo e tem como objetivo a degradação mecânica dos alimentos, reduzindo-os a um tamanho adequado para serem deglutidos. Manter mais o alimento na boca, ou seja, mastigar por um maior tempo faz com que salivemos mais, e a saliva contem enzimas digestivas que ajudam no início do processo de digestão. Quanto mais saliva, mais úmido o bolo alimentar, facilitando sua passagem para o esôfago.

 

Outro benefício de se mastigar por mais tempo é que o seu cérebro tem tempo de sinalizar ao intestino que a comida está chegando, isso faz com que você evite comer em excesso e também irá liberar substâncias que trarão saciedade, ambos favorecendo no controle de peso.

 

A digestão caracteriza-se pela quebra do alimento em seus constituintes mais simples capazes de serem absorvidos pelo organismo por meio do sistema digestivo. Ao mastigar o alimento haverá maior área de contato disponível para as enzimas agirem dentro do estômago. Uma boa digestão irá permitir que as vitaminas e os minerais do alimento sejam liberados para serem absorvidos pela mucosa intestinal.

 

Além disso, o ato de se alimentar vai se tornar mais prazeroso, pois quando você se dedica a mastigar lentamente os sabores únicos de cada alimento vão se tornar mais perceptíveis, o que dificilmente ocorre quando se come com pressa.

 

Ou seja, mastigar de forma correta e mais lentamente os alimentos irá favorecer não somente na redução de peso, mas também aspectos como digestão e absorção dos nutrientes, por isso mastigue de forma constante, devagar e de boca fechada para evitar que o ar entre, até que você sinta que o alimento perdeu sua textura inicial. É muito importante engolir todo o alimento antes de partir para outra garfada.

 

Algumas dicas são: não coma com pressa, reserve um tempo para sua alimentação, corte a comida em porções menores, mastigue bastante pois o número de mastigação varia dependendo do alimento, tenha consciência de que o alimento deve estar totalmente dissolvido, engula lentamente e termine totalmente a mastigação antes de colocar mais comida na boca.

 

 

 

APOLINÁRIO, Roberta Menegheli et al.Mastigação e dietas alimentares para redução de peso. Rev CEFAC. v. 10, n.2, p. 191-199. 2008

SILVA, Martha Aparecida Pruner da. O INÍCIO DO PROCESSO DE MASTIGAÇÃO. 2001. 47 f. Monografia (Especialização) - Curso de Motricidade Oral, Cefac, Itajaí, 2001

Please reload

Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
Arquivo
Please reload

Tag Cloud