Pressão alta

A hipertensão arterial sistêmica, também conhecida como pressão alta é muito comum nos dias de hoje, e provavelmente você já ouviu um amigo ou familiar dizer que tem pressão alta. Ela é caracterizada pela pressão arterial sistólica, que é o momento de contração, maior ou igual a 140 mmHg (milímetros de mercúrio) e diastólica, momento de dilatação, maior ou igual a 90 mmHg. Com isso, se a sua pressão estiver maior ou igual a 14 por 9 ela é considerada alta.

E quais são as consequências disso? O aumento da pressão arterial faz com que o sangue percorra por alguns órgãos com uma força e uma pressão maior, isso pode ocasionar lesões e aumentar o risco de infarto, AVC, insuficiência renal, entre outros. Na sua maioria os pacientes hipertensos são assintomáticos, podendo ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido e visão turva.


Entre as causas da hipertensão podemos citar os fatores genéticos, a idade, estresse, obesidade e um estilo de vida não saudável, como o consumo excessivo de sal, álcool, alimentos ricos em colesterol e gordura saturada, déficit de cálcio, potássio e fibras, tabagismo e a falta de atividade física.


Infelizmente a hipertensão não tem cura, o tratamento deve ser feito para manter a pressão controlada, através de mudanças de hábitos e uso de medicamentos, somente o medico poderá determinar o melhor tipo de tratamento para cada paciente.


O tratamento não medicamentoso é considerado fundamental para que se alcance o controle da HAS e diminua os riscos de complicações. Nesse tipo de tratamento podemos incluir a normalização do estado nutricional, ou seja, ter um maior controle do peso, pois seu excesso é um fator predisponente a hipertensão, o abando do tabagismo que pode aumenta a resistência às drogas anti-hipertensivas, fazendo com que elas funcionem menos que o esperado entre outros fatores, e adotar hábitos alimentares mais saudáveis, pois a dieta tem um papel fundamental no controle da HAS, entre esses hábitos podemos citar:

  • O não abuso do sal, utilizando o mínimo possível e retirar o saleiro da mesa, dando preferencia a outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos, uma boa dica de substituição é o gersal que é um composto de sementes de gergelim torradas e moídas com sal, além de temperar a comida, você tem os benefícios do gergelim que ajuda no processo de digestão e funcionamento intestinal além de ser fonte de proteínas, gordura boa, minerais e fibras, que promovem saciedade.

  • Ficar atento aos rótulos por conta do sódio;

  • Não beber refrigerantes, sucos industrializados e bebidas alcoólicas;

  • Evitar alimentos industrializados e embutidos;

  • Evitar o consumo de gorduras;

  • Incluir frutas e hortaliças na alimentação;

  • Manter a ingestão adequada de cálcio pelo uso de vegetais de folhas verde-escuras e produtos lácteos, de preferência, desnatados;

  • Dar preferencia a alimentos integrais, pois são ricos em fibras, vitaminas e minerais;

Também é muito importante dar inicio a pratica de atividade física que ajuda diminuir a pressão arterial, pois o exercício pode reduzir consideravelmente o risco de doença arterial coronária e de acidentes vasculares cerebrais e a mortalidade geral, e ainda possibilita reduzir o número de medicamentos ingeridos ou suas doses, e facilitando também o controle do peso. Procure especialistas que podem a te ajudar a ter melhor qualidade de vida.

GONÇALVES, Sabrina et al. HIPERTENSÃO ARTERIAL E A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA. Estud. Biol, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p.205-2013, 2007.


DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica Hipertensão Arterial Sistemica. 15. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
Arquivo
Tag Cloud
Dra. Isabelle Zanoni :: Nutricionista Esportiva : Perdizes/SP

Eu posso lhe atender nos seguintes locais:

Consultório

Rua Fabia, 759 - Vila Romana

AP Academia

Rua Ribeirão Vermelho, 459 - Pirituba

Agende sua Consulta!

Telefone: (11) 99301-0889

contato@conceitovitamine.com

Para Consultorias em Saúde, Palestras, Eventos e Cursos, entre em contato por e-mail

Siga nas Redes Sociais a Isabelle Zanoni

Facebook Isabelle Zanoni
Instagram Dra. Isabelle Zanoni

Todos os direitos reservados.