Eu posso lhe atender nos seguintes locais:

Consultório

Rua Fabia, 759 - Vila Romana

Siga nas Redes Sociais a Isabelle Zanoni

Facebook Isabelle Zanoni
Instagram Dra. Isabelle Zanoni

Todos os direitos reservados.

Gorduras e suas funções no corpo

19/06/2017

 

Os lipídios, também chamados de gorduras, são moléculas orgânicas formadas a partir da associação entre ácidos graxos e álcool, como óleos e gorduras, conhecidos por serem insolúveis em água, porem ter solubilidade em solventes orgânicos como álcool, éter e etc, que desempenham importantes funções nos seres vivos.

 

Os lipídios podem ser classificados da seguinte forma:

 

Lipídios simples: que são ácidos graxos e gorduras neutras que são os mono, di e triglicerídeos.

 

Lipídios compostos: que além de álcool e acido graxo, apresentam outras substancias na molécula como por exemplo fosfolipídios, colesterol.

 

Sobre os ácidos graxos podemos dizer que representam as unidades básicas da estrutura dos lipídeos, e podemos classificar eles como essências ou não essenciais. Os essenciais são aquele que não são sintetizados pelo organismo, portanto é necessário inserir eles na dieta, alguns exemplos desses ácidos graxos são:

  • Linoleico (conhecido como ômega 6) que são encontrados em óleos vegetais obtidos a partir de nozes, legumes e sementes, exceto o de coco, cacau e de palma;

  • Linolênico (conhecido como ômega 3) cuja as fontes alimentares são os peixes de água fria e os óleos de canola, soja e linhaça;

  • Araquidônico produzido através da ingestão do acido linoleico;

 

Todos esses ácidos graxos são importantes por eles serem percursores de prostaglandinas que tem a função de baixar a pressão sanguínea, tem participação nos inflamatórios, entre outros.

 

Já ácidos graxos não essenciais são sintetizados pelo nosso próprio organismo e a sua carência não provoca distúrbios metabólicos.

 

Em relação as funções dos lipídios, podemos destacar que:

  • O Lipídio oferece 9 kcal/g e é exatamente por isso que é considerado muito energético;

  • Serve como um combustível reserva do organismo, pois quando o individuo jejum ele tem em media uma reserva lipídio o suficiente para aproximadamente 40 dias;

  • Auxilia na manutenção da temperatura corporal como um isolante térmico, por conta do tecido adiposo subcutâneo;

  • Promove proteção dos órgãos através do tecido adiposo visceral;

  • Auxilia na digestão, absorção, e no transporte de vitaminas lipossolúveis;

  • Da sabor e textura aos alimentos.

 

Mas quais são os alimentos fontes de lipídio?

 

Eles podem ser encontrados em margarinas, milho, soja, abacate, gordura do coco, gordura que envolve as carnes, e os diversos óleos vegetais como o de arroz, milho, soja, oliva, canola girassol, coco, macadâmia , entre outros.

 

Consulte sua nutricionista para equilibrar o consumo de gorduras e obter os melhores benefícios deste grupo importante!

 

 

RIQUE, Ana Beatriz Ribeiro; SOARES, Eliane de Abreu; MEIRELLES, Claudia de Mello. Nutrição e exercício na prevenção e controle das doenças cardiovasculares. Revista Brasileira de Medicina do Esporte . Niterói, v. 8, n. 6, p.244-254, 2002.

 

PINHEIRO, Denise Maria et al. A Química dos Alimentos: carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas e minerais. Maceió: Edufal, 2005. 52 p.

 

DESCONHECIDO. Os Lipídeos e suas principais funções. Food ingredientes Brasil. N.37, p.55-61, 2016

Please reload

Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
Arquivo
Please reload

Tag Cloud