Frutose


A frutose é um composto orgânico pertencente ao grupo dos monossacarídeos, ou seja, os carboidratos mais simples que é predominante em várias frutas, incluindo maçãs, laranjas e melões. Além de ser encontrada sob forma isolada na natureza, também faz parte como componente de outros tipos de carboidratos de moléculas mais complexas, como a sacarose, a inulina e a rafinose, por exemplo. Seu nome é originário da palavra latina fructus, já que as frutas são uma importante fonte de frutose, por ser componente de frutas e outros vegetais, é ingerida regularmente com a dieta. Pelo fato da frutose ter um potencial poder adoçante, as indústrias do ramo alimentício vêm utilizando esse nutriente com a função de aumentar a palatabilidade dos alimentos. Sendo assim a frutose vem sendo adicionada em doces, bebidas e frutas industrializadas.


O uso desse tipo de carboidrato na dieta de diabéticos foi apregoada pela possível substituição da glicose por frutose, pelo fato desta possuir uma estrutura química semelhante à da glicose, e não necessitar da insulina para o seu metabolismo. Portanto, a frutose não estimula diretamente a secreção de insulina (mecanismo o qual é deficiente nos diabéticos), como possível substituta da glicose na dieta dos diabéticos, pelo fato de possuir estrutura química semelhante à da glicose, mas não necessitar da insulina para o seu metabolismo.


Como podemos ver, a frutose trata-se de um carboidrato rapidamente absorvido e, sua entrada nas células não depende de insulina. Apesar de a frutose conter baixo índice glicêmico, ela apresenta esse fator de fácil absorção e metabolização. O resultado é que ela é muito mais facilmente convertida em gordura corpórea do que outras moléculas de glicídios.


Para os praticantes de atividade física, a frutose em excesso pode ser um empecilho para a perda de gordura por exemplo, visto que ela esta largamente associada ao aumento de gordura corpórea. Na questão da performance, pode acabar acarretando uma perda na performance durante o treino, devido a fatores como enjoo, tonturas e etc.


A frutose é um nutriente que pode trazer malefícios se mal usada e mal aproveitada, tanto para pessoas que praticam atividades físicas quanto a população em geral. Precisamos ficar muito atentos e evitar produtos como xaropes a base de frutose, aromatizantes, adoçantes com base de frutos e qualquer outro alimento sintético que tenha base deste nutriente. Ou seja, prefira sempre a versão natural de frutose: consuma mais frutas! Nas frutas, ela vai vir associada com fibras e dificilmente acarretará em prejuízos para a saúde.

TAPPY, Luc; LE, Kim-anne. Metabolic Effects of Fructose and the Worldwide Increase in Obesity. Physiological Reviews, -, v. 90, n. 1, p.23-46, 2010.


BARREIROS, Rodrigo Crespo et al. Frutose em humanos: efeitos metabólicos, utilização clínica e erros inatos associados. Rev. Nutr, Campinas, p.337-389, maio 2005.

Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
Arquivo
Tag Cloud
Dra. Isabelle Zanoni :: Nutricionista Esportiva : Perdizes/SP

Eu posso lhe atender nos seguintes locais:

Consultório

Rua Fabia, 759 - Vila Romana

AP Academia

Rua Ribeirão Vermelho, 459 - Pirituba

Agende sua Consulta!

Telefone: (11) 99301-0889

contato@conceitovitamine.com

Para Consultorias em Saúde, Palestras, Eventos e Cursos, entre em contato por e-mail

Siga nas Redes Sociais a Isabelle Zanoni

Facebook Isabelle Zanoni
Instagram Dra. Isabelle Zanoni

Todos os direitos reservados.