Campanha 5 ao dia: você pratica?

03/04/2017

Que um prato atraente abre o apetite todos nós já sabemos. O que está no nosso subjetivo quando montamos nossa refeição, são as cores dos alimentos. Além de estimular nossos sentidos, elas nos mostram a qualidade do alimento e podem acrescentar inúmeras vitaminas, minerais, antioxidantes e propriedades funcionais, proporcionando uma dieta mais equilibrada.

 

Os alimentos são divididos em 5 grandes grupos de cores, conforme cita a campanha 5 ao Dia:

 

Brancos: São ricos em vitaminas do complexo B e flavonóides. Auxiliam na proteção celular, produção de energia, funcionamento do sistema nervoso e evitam formação de coágulos. São eles: alho, cebola, endívia, couve-flor, pêra, alho-poró, etc.

 

Vermelhos: São alimentos fonte de carotenóides (precursor da vitamina A) e licopeno. Eles previnem alguns tipos de câncer, fortalece olhos e pele, além de dar uma força para a memória. São eles: acerola, goiaba vermelha, melancia, maçã, morango, pimentão, tomate, etc.

 

Verdes:  São compostos por cálcio, fósforo e ferro e eles auxiliam na coagulação sanguínea, evitam a fadiga, fortalecem ossos e dentes além de auxiliar na formação de glóbulos vermelhos. Você pode consumir: abacate, abobrinha, acelga, alface, almeirão, agrião, couve, pepino, kiwi, salsa, uva verde, etc.

 

Laranjas: Também são ricos em carotenóides e em vitamina C, que é um poderoso antioxidante natural e atua no combate aos radicais livres, protegendo todas as células.  São eles: abacaxi, abóbora, caju, caqui, carambola, gengibre, damasco, laranja, maracujá, manga, mexerica, pêssego, etc.

 

Roxos:  Neste grupo você encontra vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio e polifenóis.  Estes alimentos protegem a saúde da pele, nervos, rins, aparelho digestivo. previnem doenças cardíacas. Este grupo contém: alcachofra, alface roxo, ameixa, amora, beterraba, berinjela, uva roxa, jabuticaba, etc.

 

Vale lembrar, que algumas destas propriedades se encontram na casca destes alimentos, que também irá contribuir fibras em sua dieta, regularizando o seu intestino. Por isso, sempre que possível, vale a pena investir nos alimentos orgânicos. 

 

Para saber mais sobre a campanha, acesse: http://www.5aodia.com.br/

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Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
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