5 Passos para uma vida saudável


1. Decida mudar!

O primeiro passo para se ter uma vida mais saudável é estar disposto às mudanças, ou seja, querer mudar. Para isso é necessário identificar sozinho ou com ajuda de profissionais, todos os pontos que tornam a vida atual mais sedentária e alimentação desregrada. É fundamental que ser organize a rotina para que nenhuma atividade diária seja prejudicada. Com isso, será mais fácil incluir os outros passos e mudar o estilo de vida, não sendo uma mudança pontual.


2. Faça uso de alimentos in natura e minimamente processados à base da alimentação, limitando o consumo de alimentos processados e ultraprocessados.

Para fazer este passo, é necessário que a pessoa vá fazer compras nas feiras livres e preste atenção no carrinho de compras do supermercado. Ao fazer isso, com certeza estará incluindo mais vitaminas, minerais e fibras na alimentação, além de reduzir o açúcar e sódio consumido através dos produtos industrializados. Uma boa dica, é fazer um planejamento de compra, visando uma alimentação mais natural. As dificuldades deste passo são: aprender novos paladares, interpretar os rótulos nutricionais, escolher alimentos ideais para seu perfil, disponibilizar tempo para o preparo dos alimentos além da conservação e durabilidade dos produtos que são diferentes. É importante ter criatividade e variedade na hora do processamento destes alimentos, pois são muito versáteis e permitem inúmeras combinações. Uma opção para produtos industrializados, é buscar por produtos sem corantes e sem conservantes, e para os lanches, buscar por produtos cozidos ou assados, com baixo teor de gordura.


3. Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias.

Este é um passo importantíssimo pois além de prevenir doenças geradas através de estilo de vida, através dele você terá um envelhecimento saudável. Para isso, basta no começo separar em pequenas porções diárias destes ingredientes, ficando restrito a somente essas porções para todo o consumo do dia, contando como preparo dos alimentos. A maior dificuldade, é que estes alimentos viciam o cérebro e o paladar, onde no começo vai parecer impossível a diminuição destes ingredientes. Uma boa troca é incluindo maior variedade de alimentos e de ervas aromáticas.


4. Coma com regularidade e atenção, em ambientes apropriados.

Procure estabelecer horários fixos para a alimentação, não coma com pressa, uma boa dica é mastigar bem e largar os talheres a cada garfada. Fracione sua alimentação ao longo do dia, procurando consumir de 5 a 6 refeições com volumes reduzidos a cada 3h para acelerar o metabolismo e evitar beliscos e compulsões.Novamente a maior dificuldade deste passo é a rotina e planejamento.


5. Dê preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora.

A maioria das pessoas fazem refeições fora de casa e sempre que possível o ideal é no dia anterior todas as refeições, levando-as de casa. Caso não seja possível, o ideal é procurar um restaurante ou lanchonetes que se preocupam em não utilizar muito óleo,sal e açúcar no preparo dos alimentos, preocupando-se em entregar pratos mais saudáveis e frescos. A maior dificuldade está em se organizar, como dito no passo 1! Sempre temos escolhas e opções mais saudáveis, basta ficar atento e se informar!


Não esqueça de incluir atividades físicas nesta mudança de estilo de vida e também de se preocupar com a quantidade de horas dormidas, garantindo uma boa noite de sono.É necessário também ter um momento de lazer, que pode ser encontrado na leitura de um livro, encontrar os amigos ou o almoço de família.

Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
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Dra. Isabelle Zanoni :: Nutricionista Esportiva : Perdizes/SP

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