Você consome suplementos de maneira adequada?

O consumo de suplementos, atualmente, se faz tanto por atletas como pela população em geral. No entanto, a suplementação pode superar a ingestão diária recomendada de diversos nutrientes e substâncias, muitas vezes com alguns efeitos desejáveis e outros colaterais.

O mercado de suplementos nutricionais, que cresceu principalmente no último decênio, por motivos estéticos ou para melhorar algum aspecto do desempenho físico, oferece uma série de produtos com funções específicas ao organismo, sendo divididos em ergogênicos, responsáveis por promover aumento do desempenho físico e em repositores, que são aqueles utilizados em determinadas fases para garantir a reposição dos nutrientes perdidos por alguma situação específica, como em longos treinos.


O que devemos lembrar é que o consumo de suplementos é somente justificável quando a ingestão de alimentos não consegue alcançar as necessidades corporais, ou mesmo se estas forem muito aumentadas, o que vai depender da frequência dos treinos e da atividade em questão. Outro ponto a ser considerado é a tentativa de elevar o consumo de um determinado nutriente para aumentar o desempenho na modalidade praticada.


A fim de diminuir o risco de saúde no consumo de suplementos nutricionais com a atividade física, o Ministério da Saúde regulamenta estes produtos de acordo com sua finalidade, dando assim uma característica de necessidade, consumo e até mesmo estabelecendo quantidades. Confira:


Energéticos São especialmente desenvolvidos para repor ou fornecer energia aos treinamentos. São basicamente formulados à base de carboidratos e podem ser consumidos em pó (misturados em água) ou saches em gel. Aqui podem ainda ser consideradas as barras à base de cereais que fornecem basicamente carboidratos.


Proteicos Basicamente proteínas, em pó ou em forma de barras, produzidas a partir da proteína do ovo (albumina) do leite (caseína ou whey) ou isolados de soja.


Compensadores Pós que enriquecem sucos ou leite e são formulados com todos os nutrientes necessários a uma dieta. Acrescentam calorias, proteína, carboidratos, vitaminas e minerais, de acordo com a necessidade calórica aumentada do esporte praticado.


Repositores São bebidas esportivas com o objetivo de repor água, sais e carboidratos (glicose) de forma mais rápida, evitando a desidratação de uma atividade intensa e/ou longa, ou ainda causada pela temperatura elevada do ambiente.


Aminoácidos Deste grupo, todas as formas de aminoácidos isolados (partes de proteínas) estão excluídos da classificação de suplementação alimentar, sendo que penas os BCAAs são permitidos como suplemento. Até o momento o Ministério da Saúde entende que altas dosagens de aminoácidos não são seguras suficientes para o consumo generalizado.


Mas, não se esqueça: o acompanhamento por um profissional capacitado, como o nutricionista, é essencial, uma vez que o consumo indevido dessas substâncias pode trazer prejuízos à saúde.

Referências:

GOSTON, Janaina Lavalli. Prevalência do uso de suplementos nutricionais entre praticantes de atividade física em academias de belo horizonte: fatores associados [tese]. Disponível em: http://nutritotal.com.br/publicacoes/files/682--DissertacaoJanainaUFMG.pdf. Acesso em 23/11/2015.

RG NUTRI. Suplementos x alimentos. Disponível em: http://www.rgnutri.com.br/sp/suplementos/sxa.php. Acesso em 23/11/2015.

NUTRITOTAL. A importância da suplementação nutricional. Disponível em: http://www.nutritotal.com.br/notas_noticias/?acao=bu&id=353. Acesso em 23/11/2015.

Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
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Dra. Isabelle Zanoni :: Nutricionista Esportiva : Perdizes/SP

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