Tem cálcio fora do leite?


De fato já sabemos que a maior parte do cálcio que consumimos serve para manter nossa massa óssea e dentes firmes, mas o cálcio não serve só para isso no nosso corpo. Ele é um nutriente que devemos consumir em quantidades adequadas ao longo da vida toda, pois é responsável pela contração muscular (inclusive do coração), ajuda na comunicação entre os neurônios, auxilia na coagulação sanguínea, auxilia no controle do colesterol e no gerenciamento de peso. A quantidade ideal varia conforme o estado nutricional, sendo as necessidades mais altas para mulheres que amamentam e atletas (principalmente os que suam muito!).

Alguns fatores atrapalham a absorção de cálcio pelo organismo, como por exemplo, o consumo de bebidas alcoólicas, consumo de alimentos fonte de ferro, refrigerantes, excesso de proteínas, fitatos (nozes e grãos, por exemplo), cafeína, chocolate, excesso de gorduras. O ideal é consumir sua porção de cálcio nos lanches, assim você aproveita melhor os nutrientes.


O cálcio não é só encontrado no leite, outros alimentos também são de fácil consumo e da nossa rotina já: feijão, grão de bico, feijão branco, lentilha, brócolis, laranja, semente de gergelim, linhaça, couve, sardinha, salsa, rúcula, soja, manjericão, espinafre e amêndoas! Agora ficou mais fácil não deixar de consumir este nutriente tão importante né?




Nutricionista Esportiva Isabelle Zanoni nutrição wellness
Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
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Dra. Isabelle Zanoni :: Nutricionista Esportiva : Perdizes/SP