Eu posso lhe atender nos seguintes locais:

Consultório

Rua Fabia, 759 - Vila Romana

Siga nas Redes Sociais a Isabelle Zanoni

Facebook Isabelle Zanoni
Instagram Dra. Isabelle Zanoni

Todos os direitos reservados.

IH, JAQUEI! E AGORA?

15/08/2016

Bom, a resposta é simples: volte a uma alimentação saudável e procure um nutricionista.

 

O nutricionista pode te ajudar a incluir "jacadas" dentro do seu plano alimentar para que você consiga ter prazer em comer e qualidade de vida, sem afetar o resultado final.  E aí? Você está pronto?

 

São os 10 passos para uma alimentação saudável:

 

1. Faça uso de alimentos in natura e minimamente processados à base da alimentação.

 

2. Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias.

 

3. Limite o consumo de alimentos processados.

 

4. Evite o consumo de alimentos ultraprocessados.

 

5. Coma com regularidade e atenção, em ambientes apropriados.

 

6. Faça compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados.

 

7. Desenvolva, exercite e partilhe habilidades culinárias.

 

8. Planeje o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece.

 

9. Dê preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora.

 

10. Seja crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.

 

Junto ao seu Nutricionista será preciso buscar o equilibro alimentar e evitar o consumo de alimentos com alta quantidade calórica.

 

Quando falamos de equilíbrio alimentar, podemos utilizar como base a pirâmide alimentar:

 

A pirâmide é baseada em alimentos alimentos construtores, reguladores, energéticos e energéticos extras que ficam na ponte da pirâmide, e serão esses os evitados.

 

Todos os outros alimentos auxiliaram na construção e reparação dos tecidos, fornecimento de energia, fibras, vitaminas, minerais e água, sendo que se estes forem consumidos em quantidade adequada poderão auxiliar na regulação do trânsito intestinal, prevenir contra doenças não transmissíveis.

 

Dica da nutri: realize pequenas refeições, sendo de 5 a 6/dia com um intervalo de aprox. 3h e lembre-se de sempre se hidratar.

 

O nutricionista é o profissional qualificado e habilitado para realizar prescrição e orientação nutricional e é referência no que diz respeito à alimentação, portanto com ele devem ser traçadas a intervenção nutricional ideal para cada caso. E aí? Tá pronto para procurar seu nutricionista?

 

 

 

Referências:

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia Alimentar para a População Brasileira. 2 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

BRASIL. Prefeitura Municipal de Curitiba. Secretaria da Saúde. Cartilha de orientações para a família curitibana. Alimentação para uma vida saudável. – Curitiba/Paraná : Prefeitura Municipal de Curitiba, 2009.

FERNANDEZ, Patrícia Martins; SILVA, Denise Oliveira e. Descrição das noções conceituais sobre os grupos alimentares por professores de 1ª a 4ª série: a necessidade de atualização dos conceitos. Ciênc. educ., Bauru, v. 14, n. 3, p. 451-466, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132008000300006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 11  Fev.  2016.

JAIME, Patricia Constante et al. Prevalência e distribuição sociodemográfica de marcadores de alimentação saudável, Pesquisa Nacional de Saúde, Brasil 2013. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 24, n. 2, p. 267-276, June 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222015000200267&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 11 Fev. 2016. PHILIPPI,

Sonia Tucunduva. Redesenho da Pirâmide Alimentar Brasileira para uma alimentação saudável. São Paulo, 2013. Disponível em:http://www.piramidealimentar.inf.br/pdf/ESTUDO_CIENTIFICO_PIRAMIDE_pt.pdf. Acesso em 10 Fev. 2016.

Please reload

Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
Arquivo
Please reload

Tag Cloud